Gerdau adquire Sizuca por US$ 92,5 milhões

A siderúrgica brasileira Gerdau anunciou ontem a compra de todas as ações da Siderúrgica Zuliana C.A. (Sizuca), terceira maior produtora de aço da Venezuela, por US$ 92,5 milhões.

A aquisição permite a siderúrgica brasileira atuar na Venezuela, país que vem apresentado crescimento econômico expressivo nos últimos anos (10,3% de expansão em 2006 e em 2005) e crescentes investimentos em infra-estrutura e na construção civil. Além disso, com a venda, a Sizuca será a primeira subsidiária da Gerdau no país vizinho.

Com sede em Ciudad Ojeda, a 90 quilômetros de Maracaibo, a companhia venezuelana tem capacidade para produzir anualmente 300 mil toneladas de aço e 200 mil toneladas de laminados.

A Gerdau produz 19,6 milhões de toneladas de aço por ano em suas fábricas na Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Peru e Uruguai. Sua produção total de aço bruto no primeiro trimestre de 2007 chegou a quatro milhões de toneladas, 7,7% superior em relação ao mesmo período do ano anterior. Já sua produção de laminados foi de 3,4 milhões de toneladas, um crescimento de 11,7% se comparado a 2006.