Ao final do ano passado, Chávez mandou que os donos da rede fizessem as malas e desligassem os aparelhos, pois não renovaria o contrato de concessão. Na opinião do presidente venezuelano, o canal era golpista.
O presidente da RCTV, Marcel Granier, afirmou ontem que "há algum tempo já estava pronto o protocolo" para desconectar o canal um minuto antes da meia-noite (horário de Caracas).
Minutos antes de a RCTV sair do ar, incidentes ocorriam em frente à sede da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), em Caracas, onde se concentraram manifestantes em apoio à emissora privada.
Com o fim da RCTV, entra agora no ar um novo canal público, a TVes. A mídia internacional já questiona o governo de Hugo Chávez sobre como será conduzido este novo canal. A RCTV era a única estação presente em todo o território do país, com uma programação de informação e entretenimento e opinião bastante crítica ao regime chavista.