ASSINE
search button

Venda de medicamentos tarja preta tem novas regras

Compartilhar
Os medicamentos controlados, que exigem retenção de receita médica e que podem causar dependência, conhecidos como tarja-preta, têm novo sistema informatizado. O chamado Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) permitirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) monitorar todo o caminho percorrido pelos produtos, o que restringirá ainda mais o comércio irregular de substâncias controladas.

No último sábado (19), os farmacêuticos da cidade de São Paulo puderam conhecer melhor o SNGPC, no I Simpósio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do estado (CRF-SP) juntamente com a Anvisa. O encontro reuniu cerca de mil farmacêuticos e representantes de farmácias e drogarias de São Paulo.

Atualmente as vendas são registradas pelo farmacêutico em um formulário que depois é encaminhado para a Anvisa. O controle é feito porque os brasileiros estão entre os que mais consomem medicamentos de uso controlado em todo o mundo. Segundo levantamento da Secretaria Nacional Anti-Drogas o consumo cresceu mais de 100% nos últimos 7 anos.

Todas as farmácias e drogarias do país vão fazer parte de um sistema informatizado com dados sobre a venda de medicamentos controlados. Os relatórios serão encaminhados via e-mail toda semana e não mais a cada três meses.

(Redação HealthCare Brazil)