Mesmo após a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) permitir as exportações americanas sem limite de idade do gado, o ministro porta-voz, Yasuhisa Shiozaki, declarou hoje que ambas as partes deverão tomar medidas "com bases científicas", levando em conta critérios de segurança que inspirem confiança no consumidor.
A autorização da OIE alerta que os Estados Unidos deverão retirar de suas exportações produtos com risco à saúde, como o cérebro dos animais. Em dezembro de 2003, o Japão proibiu as importações de carne dos Estados Unidos, quando o país registrou o seu primeiro caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB, o mal da vaca louca).
Já em dezembro de 2005 o governo japonês levantou a proibição, mas um mês mais tarde retomou o veto, depois de encontrar pedaços de coluna vertebral num lote de carne. Em julho de 2006, liberou a exportação sob condições.