ASSINE
search button

Siol entra nos mercado de derivados de tomate

Compartilhar
A Siol Alimentos - há 34 anos no mercado de óleos, maioneses e gorduras - também vai atuar em todos os segmentos de derivados de tomate. A empresa investiu aproximadamente R$ 6 milhões no desenvolvimento da linha , cujo carro-chefe é o molho refogado com pedaços.

Trata-se de um mercado com grande potencial. Em 2006, movimentou 285.283 toneladas, segundo dados do instituto Nielsen, e está em expansão. Só em molhos, o crescimento foi de 26% nos últimos dois anos.

'Vamos atender a todas as demandas - dos produtos básicos utilizados como ingredientes (extrato e polpa) até opções de molhos com pedaços e variados sabores", diz Paulo Roberto Nunes, presidente da Siol.

Toda a família de produtos terá embalagens cartonadas fornecidas pela SIG Combibloc. 'Este é nosso quarto grande cliente no país, mas o primeiro a utilizar a tecnologia 'Food Particulate', que permite a montagem de uma linha de envase flexível, para produtos com diferentes viscosidades, inclusive pedaços', diz Ricardo Rodriguez, diretor geral da SIG.

"Nossa previsão é que deveremos chegar a 50 itens no final de 2007. Já em 2008 pretendemos atingir 12% de market share no varejo. Além disso, cerca de 30% da produção deverá ser destinada ao mercado externo".

Para garantir o sucesso do projeto, a empresa ergueu uma nova planta, localizada na cidade de Rio Verde, em Goiás. A fábrica é considerada uma das mais modernas em atividade no Brasil e tem capacidade projetada de produção de 90 mil toneladas.

A região foi excolhida em função das condições climáticas favoráveis e da abundância de água para irrigação do tomate. 'Em um raio de 50 quilômetros temos fornecedores potenciais de tomate com capacidade de produção para atender à nossa demanda', diz Nunes.

Com a proximidade das áreas de cultivo, o processamento dos frutos é feito em menos de oito horas. A unidade está capacitada para operar ininterruptamente e ocupa 22 mil m² de área construída, em um terreno de 1 milhão de m².