Jovens acampam no Pacaembu para ver o Papa

Agência EFE

SÃO PAULO - Centenas de jovens brasileiros e estrangeiros começaram a acampar hoje nos arredores do estádio Pacaembu, em São Paulo, onde se reunirão amanhã com o Papa Bento XVI.

Grupos de jovens católicos de diferentes partes do país e alguns de nações vizinhas começaram a chegar nesta quarta-feira ao estádio, que será o cenário do encontro entre o Papa e a juventude.

Cerca de 40 mil jovens católicos deverão ouvir a mensagem de Bento XVI, que hoje iniciou uma visita de cinco dias ao Brasil.

Nos arredores do estádio, alguns jovens improvisaram acampamentos com lonas para enfrentar a chuva e o frio da capital paulista.

A líder juvenil Marcela Conrado, representante de um grupo de catequistas de Limeira (SP), comentou à Efe que, apesar de sua cidade ficar a cerca de duas horas de São Paulo, quis se adiantar um pouco para o encontro com o Papa.

- É muito importante para a juventude do Brasil e do mundo que o Papa tenha programado este grande encontro. Para quem não tinha nascido quando o Papa João Paulo II veio pela primeira vez, em 1980, será algo muito especial - acrescentou.

Muitos jovens, esgotados por horas de viagem, preferiram ir diretamente ao estádio em vez de dar as boas-vindas ao Papa no aeroporto de Guarulhos ou acompanhar seu deslocamento ao mosteiro de São Bento, onde está hospedado.

Para o encontro com a juventude, os organizadores instalaram um palanque de dois níveis, um para o Papa e as autoridades religiosas e outro para os representantes dos jovens, sob uma pomba de 70 metros de altura.

O encontro será retransmitido em telões no exterior do estádio, para que pessoas de diferentes idades que não foram convidadas possam assistir ao ato.

- Os jovens são o futuro e consideramos que este encontro com o Papa fortalecerá muito esse vínculo que vem se perdendo entre juventude e religião. Não queremos que os jovens só procurem Deus quando tiverem 40 anos ou mais - disse o sacerdote Marcos Cruz, que chefia uma delegação da cidade de Campinas (SP).