PROGRAMA

Sarau Palco Aberto do ‘Energia CEAT’, de graça, em Itaboraí

Casa de Arte e Tecnologia reúne antigas e novas gerações neste sábado, 28.05, para reafirmar o lugar de celeiro de artistas da cidade de 189 anos

Por REVISTA PROGRAMA
[email protected]

Publicado em 28/05/2022 às 07:00

Alterado em 28/05/2022 às 15:17

Entre as atrações está a violinista Maria Eduarda Fernandes, de 16 anos, moradora do bairro Sossego, que ingressou recentemente na Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga Foto: divulgação

Para fechar com chave de ouro o mês de aniversário de 189 anos de Itaboraí, comemorado no último dia 22 de maio, acontece neste sábado, 28 de maio, das 14h às 18h, de graça, o primeiro Sarau Palco Aberto da Energia para Transformar - Casa Escola de Arte e Tecnologia (Energia | CEAT). Todo mês, a cidade reafirma no Sarau Palco Aberto a importância de abrir espaço para o celeiro de artistas de várias épocas no mesmo endereço, a Avenida 22 de Maio, 3677, bairro Outeiro das Pedras. A programação vai contar com contação de histórias feita por atrizes da Cia Ànsar de Teatro, apresentações de violão, violino, poesia, apresentações de ballet infantil, jazz e teatro dos alunos da CEAT, que também vai servir delícias preparadas pelos alunos dos cursos de gastronomia (confeitaria e pizzaria).

Entre as atrações está a violinista Maria Eduarda Fernandes, de 16 anos, moradora do bairro Sossego, que ingressou recentemente na Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga, depois de estudar muito para conquistar um lugar nesta que já vem sendo considerada uma das principais orquestras do estado do Rio, totalmente formada por mulheres e organizada pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), presidido por Moana Martins. Maria Eduarda vai apresentar a Ópera 15, concertino de F. Küchler, e “Carinhoso”, o clássico do maioral Pixinguinha.

 

Macaque in the trees
As atrizes Emilly Stellet e Izabeli Damásio vão aguçar a imaginação das crianças contando histórias (Foto: divulgação)

 

Macaque in the trees
A pequena Sophia Carneiro Zaniboni também mostra que os pequenos já são artistas de berço (Foto: divulgação)

 

“Comecei a estudar violino aos 10 anos e sempre tive o sonho de entrar para uma orquestra sinfônica. Pratiquei muito para ser aprovada na audição para a Orquestra Chiquinha Gonzaga, em abril. A música exige dedicação total e nem um único dia fico sem praticar. Atualmente, os ensaios acontecem na Biblioteca Parque, no Rio, uma vez por semana, mas em casa eu estudo diariamente. Estou no segundo ano e em 2023 vou tentara faculdade de Música na UFRJ”, conta Maria Eduarda que já fez duas vezes o ENEM para treinar.

As atrizes Emilly Stellet e Izabeli Damásio vão aguçar a imaginação das crianças contando histórias da Turma do Guaraná, personagens criados pelo escritor e cartunista Paulo Alves, outro expoente de Itaboraí. Alves criou os personagens Guaraná, Pirrixa, Paulinha, Bolacha e Tampinha que juntos vivem aventuras divertidas e mirabolantes. O músico Victor Nascimento vai fazer um show de voz e violão com muitos clássicos para todo mundo cantar junto.

A pequena Sophia Carneiro Zaniboni também mostra que os pequenos já são artistas de berço. Aos 6 anos, ela já fez parte do elenco da novela das 18h “Além da Ilusão”, quando contracenou com a cantora Gaby Amarantos, e está com participação confirmada na nova novela das 19h “Cara e Coragem”, que inicia nesta segunda-feira na Rede Globo. Sophia Carneiro Zaniboni vai declamar uma poesia no Sarau Palco Aberto.

O Energia para Transformar | CEAT é apresentado pela Enel, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Sarau Palco Aberto – Apresentações com vários artistas de dança, teatro, balé infantil, jazz, música e outros. Grátis. Das 14h às 18h. Energia | CEAT – Avenida 22 de Maio, 3677 (energiaceat.com.br)