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Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro abre o 1º XBoom – Game Jam Experience nessa terça

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Por REVISTA PROGRAMA
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Publicado em 04/04/2022 às 16:11

Alterado em 04/04/2022 às 16:11

Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro Foto: divulgação

Dias 05, 06, 07 e 08 de abril o Rio de Janeiro recebe o 1º XBoom – Game Jam Experience na Biblioteca Parque Estadual, na Avenida Presidente Vargas, nº 1261. O projeto é formado por painéis on-line em que 12 personalidades do universo dos games, de professores a CEOs, de pesquisadores a jogadores e produtores culturais no setor, compõem o elenco de conferencistas. Presencial, o módulo Game Jam vai mobilizar o público com a competição para criar jogos inéditos! Gratuitamente, das 10h às 17h, durante os dias 06, 07 e 08 de abril, o desafio é a palavra-chave. A equipe que vencer receberá R$ 10 mil; a segunda colocada conquista R$ 6 mil e a terceira R$ 4 mil. Podem participar candidatos de 18 a 29 anos. A premiação oferecida totaliza R$ 20 mil.

O Xboom é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da IBM, parceria com Bemeet.in, apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Cultura Milanesa e Rio Gamer e uma realização da Burburinho Cultural, Esportsmaker, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal. A programação enfatiza o caráter multidisciplinar para formar uma perspectiva do momento, indicando tendências e estudos de caso. Inscreva-se para assistir aos painéis.

 

Abertura

Dia 5, às 18h, a abertura do ciclo de painéis cabe a Pedro Savino, CEO/Fundador da Orube Game Studio, que aborda o tema “Produção de Jogos: De estudante a dono de empresa”. Cada noite contará com quatro expoentes. Ainda na noite do dia 6 de abril está Carolina Caravana Laubisch, vice-presidente da Abragames e Produtora na Ayra, tematizando “O mercado global de jogos: oportunidades dentro e fora do entretenimento”. O painel “Game design, produção cultural e acessibilidade: dá jogo?”, com Julia Stateri, pesquisadora e fundadora da Oficina Lúdica, mostra uma ponta da indústria de games. Já “Gamificação: onde a diversão encontra a motivação”, com Guilherme Xavier, presidente da Donsoft Entertainment e professor da PUC-Rio, descortina outro aspecto do tema geral.

 

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Pedro Savino (Foto: divulgação)

 

Fatores do mercado profissional serão analisados por Anny Caroline Souza, Analista de testes na Gazeus Games e Owner da Iná Games (“Minha profissão é jogar? O papel do controle de qualidade na área de jogos”) e Érika Caramello, CEO Dyxell Gaming e professora universitária na Faetec e Cásper Líbero (“Ganhando mercado e visibilidade com seu jogo independente”; ambos dia 7). A programação completa está no final do release.

 

Macaque in the trees
Julia Stateri (Foto: divulgação)

 

O X-Boom – Game Jam Experience é a culminância da iniciativa pedagógica. O ponto alto é a programação presencial composta por uma Game Jam – competição de criação da jogos para jovens de 18 a 29 anos. O total da premiação é de R$ 20 mil, no estilo Hackathon.

“O projeto XBoom preenche algumas lacunas que o ensino formal ainda não conseguiu incorporar ao currículo obrigatório. Trata-se de trabalhar tecnologia a partir da lógica atrativa do universo dos games. No decorrer do projeto, mapeamos uma dor social que ainda é pouco debatida: o analfabetismo digital. O jovem opera tecnologia, mas pouco produz e o reflexo disso é a ociosidade de vagas no mercado de trabalho em áreas tecnológicas, apesar do alto índice de desemprego”, refletem os gestores Priscila Seixas e Thiago Ramires da Burburinho Cultural, responsável pelo projeto piloto.

 

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Érika Caramello (Foto: divulgação)

 

Game Jam

O Game Jam é uma atividade comum no mundo dos games, que consiste no encontro de desenvolvedores com o objetivo de criar um jogo do zero em um curto período de tempo. Os participantes se dividem em pequenas equipes (geralmente, entre 4 e 6 membros cada) que competem entre si para criar o melhor jogo. Todas as equipes devem criar um jogo inédito e com a mesma temática, proposta pela organização no começo da competição para garantir que todas as equipes concorram em pé de igualdade. Cada equipe precisa criar protótipos a fim de conseguir validar diferentes ideias de jogo.

 

Programação

 

Dia 05/04:

Produção de Jogos: De estudante a dono de Empresa. Com Pedro Savino | CEO/Fundador da Orube Game Studio | 18h às 18h50

Onde um Game Developer pode chegar: Estudos de caso sobre estúdios pequenos e independentes. Com Lucas Miguel | Professor FASM Muriaé e Fundador das Startups Direct IP e GameGods | 19h às 19h50

O mercado global de jogos: oportunidades dentro e fora do entretenimento. Com Carolina Caravana Laubisch | Vice Presidente da Abragames e Produtora na Aiyra 20h às 20h50

Gamificação nos Ambientes Corporativos. Com Alexandre Caruso | Head of Community Development na Fábrica de Startups Brasil | 21h às 21h50

 

Dia 06/04:

Game Design, Produção Cultural e Acessibilidade: dá jogo? Com Julia Stateri | Pesquisadora e Fundadora da Oficina Lúdica | 18h às 18h50

Jogos, Realidade Virtual e Metaversos: o que vem pela frente? Com Esteban Walter Gonzales Clua | Professor da UFF e Coordenador Geral do UFF Medialab. Fundador do SBGAmes ,Mestrado e Doutorado pela PUC-RIO | 19h às 19h50

Empreender em jogos não é brincadeira: o que não te contam sobre isso. Com Adrian Laubisch | Produtor Executivo e Sócio na Aiyra | 20h às 20h50

Gamificação: onde a diversão encontra a motivação. Com Guilherme Xavier | Presidente da Donsoft Entertainment e Professor da PUC-Rio | 21h às 21h50

 

Dia 07/04:

Minha Profissão é jogar? O papel do controle de qualidade na área de jogos. Com Anny Caroline Souza | Analista de Testes na Gazeus Games e Owner da Iná Games | 18h às 18h50

Ganhando mercado e visibilidade com seu jogo independente. Com Érika Caramello | CEO Dyxel Gaming e Professora Universitária na Faetec e Cásper Líbero | 19h às 19h50

Gestão de projetos de jogos free to play: criando diversão através da agilidade. Com Felipe Fernandes | Agile Master na Gazeus Games e Co-Fundador e Líder nacional do Code Club Brasil, extensão brasileira de uma ONG Inglesa | 20h às 20h50

Games na educação: Multiplicando o conhecimento para transformar o futuro. Com Luiz Cesar Faria | Professor do IFF - Instituto Federal Fluminense | 21h às 21h50

 

Sobre o XBOOM:

XBOOM é um ciclo de formação gratuita em desenvolvimento de jogos para jovens a partir de 12 anos, com atividades educativas virtuais e laboratórios presenciais. Trabalhando a introdução à tecnologia e o game design de forma simples e popular, a iniciativa é uma das primeiras a propor uma iniciação em jogos com foco em alunos da rede pública de ensino na Baixada Fluminense. Capacitando jovens para o novo mercado de trabalho, a nível nacional nas plataformas digitais do projeto.

O XBOOM é também um projeto de alfabetização digital, introdução à Cultura e produção de jogos! Durante 4 meses foram realizadas experiências em 2 laboratórios na cidade de Queimados, um dos territórios mais vulnerabilizados da Baixada Fluminense. A formação iniciou os alunos em 5 áreas da criação de jogos: programação, edição de som, artes, roteiro e game design.

Durante seis meses o projeto realizou atividades de facilitação às videoaulas em laboratórios presenciais. Foram dezenas de atividades à distância disponibilizadas em plataforma própria, abordando diversos elementos do desenvolvimento de jogos. Os conteúdos foram testados e monitorados em 2 laboratórios na cidade de Queimados. Com centenas de alunos de diferentes perfis e dinamizadores para auxiliar nas dúvidas, registrar as dinâmicas e o impacto do projeto.

XBOOM é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da IBM, parceria com Bemeet.in, apoio da Cultura Milanesa e Rio Gamer e uma realização da Burburinho Cultural, Esportsmaker, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.

Burburinho Cultural _ Empresa de cultura fundada em 2006. Sua expertise em criação, planejamento, gestão e realização de projetos culturais é reconhecida Brasil afora, com base no Rio de Janeiro. Multiplicar as formas de participação na Economia da Cultura, desenvolvendo mecanismos e estratégias para formar pontes entre os fundos públicos de incentivo e as iniciativas privadas, em prol de efeitos concretos, de curto, médio e longo-prazo na sociedade brasileira.

Esportsmaker _ A Esportsmaker surgiu da paixão pelos esportes eletrônicos de um time com conhecimento e bagagem no planejamento e execução de grandes eventos de games e esportes, com a missão de fortalecer o cenário nacional, realizando campeonatos e projetos com alto padrão de qualidade. A proposta da empresa é agregar valor e ajudar a fomentar ainda mais esse mercado, que há alguns anos ganha destaque no Brasil e no mundo.

 

Serviço: 1º XBoom – Game Jam Experience - Evento sobre o universo dos games com professores, pesquisadores e executivos do universo dos jogos eletrônicos - Grátis / Biblioteca Parque Estadual - Avenida Presidente Vargas, 1261. Centro - RJ / Atividade presencial: Game Jam - 10h às 17h.

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