CADERNOB

'Amor e Tragédia em Tempos de Ódio' reafirma a tradição mais forte da poesia

Crítica política contundente, documentada e costurada entre crônicas e poesias de amor, tragédia e ódio

Por CADERNO B, [email protected]
[email protected]

Publicado em 15/03/2021 às 14:04

Alterado em 15/03/2021 às 14:12

Capa de Amor e tragédia em tempos de ódio: crônicas e poesias Reprodução

Este é o terceiro livro de Nora Ruiz (Ed. Autografia), cientista política com passagem como professora e pesquisadora pelas principais universidades e instituições de ensino e pesquisa do país e da ONU. "Amor e Tragédia em Tempos de Ódio" denuncia a ditadura (1964-85) analisando fatos históricos documentados, assim como o desgoverno autoritário do Brasil de hoje, de tendências neo fascistas e que também se manifestam em alguns países no mundo atual.

Numa linguagem acessível, o livro considera tragédias do nosso tempo, sem deixar de olhar para o passado histórico necessário para compreender o presente e a importância político/social dos movimentos revolucionários das décadas de 1960 e 1970. Essas décadas contribuíram para o avanço do marco civilizatório mundial na ética e particularmente na luta contra as desigualdades e as discriminações contra a mulher, o negro, os índios e as diferenças de gênero.

Nora Ruiz reforça a importância da ONU, onde trabalhou como oficial de 1974 a 1983, e ressalta a autoridade da Nova Ordem Econômica Mundial, aprovada em 1974- 75, lançando as bases éticas de organizações internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC), garantindo o direito dos países mais pobres de terem acesso à transferência de tecnologia e quebra de patentes, direito esse fundamental para liberar a produção de vacinas, por exemplo.

O livro aponta a Ecopolítica como o movimento revolucionário mais importante do século XXI— defendendo a Nova Ecosofia Social (social, mental e ambiental), diminuindo a polarização política extremista e combatendo as desigualdades, como argumenta F. Guattari. Nesse contexto, a autora publicou, em 1991 (Rio Eco 92), o artigo pioneiro "Ecopolítica - A Nova Face das Ciências Políticas", citado no livro.

Entre os poemas líricos, alguns são paradigmas críticos da política atual de governos autoritários no Brasil e no mundo, tanto no passado como nos dias de hoje, em pleno século XXI. Poemas de amor e dor, assim como crônicas nos alertam da ameaça da volta do fascismo e do obscurantismo negacionista ambiental e científico.

O livro nos reporta a teorias de S. Levitsky (Como morrem as democracias) e à célebre frase de John Nash (Nobel de Matemática) sobre a importância do amor para “equacionar” as tragédias da vida. Nem o otimismo nem o pessimismo caracterizam a obra de Nora Ruiz, mas sim o amor e o enfrentamento da tragédia para a superação.

A crônica revisitada sobre a Ditadura Militar no Brasil analisa as causas do atraso de mais de meio século para a realização das reformas de base no combate às desigualdades, ainda hoje impedidas de serem efetuadas pela falta de competência e vontade política do Executivo e dos Ministérios do Governo atual.

O sacrifício do povo brasileiro ao longo dos anos de ditadura e até hoje, após a Constituição de 1988, e as milhares de mortes desnecessárias devido à pandemia desgovernada, nos apontam para mais tragédias, segundo a autora, lembrando a chegada dos quatro cavaleiros do Apocalipse: Da Peste, da Guerra, da Fome e da Morte!

A AUTORA

Nora Ruiz publicou anteriormente os livros de poesia "O doce e o amargo" (2017) e "Das Brasilianas" (2018), ambos pela Editora Autografia. A autora possui o curso de doutorado pela Universidade de Michigan e apresenta em sua escrita a destreza de mão que só a sua bagagem cultural e experiência podem proporcionar.

SERVIÇO: 'Amor e tragédia em tempos de ódio: crônicas e poesias' / Editora: Autografia / Formato: 14x21 cm / Páginas: 84 / Preço: R$ 29,00.