CADERNOB

Do império à república: Machado de Assis retrata conflitos governamentais da época

Publicada pelo selo Via leitura, "Esaú e Jacó" mostra divergências entre irmãos, abolição da escravatura e as revoltas contra o governo de Floriano Peixoto

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 12/03/2021 às 12:09

Esaú e Jacó é ambientado entre o fim do Império e o início da Proclamação da República no século XIX Divulgação

Ao longo da carreira de escritor, Machado de Assis nunca deixou de se posicionar diante de questões de cunho social. E não poderia ser diferente na penúltima obra escrita por ele: Esaú e Jacó. Lançado originalmente em 1904 e agora publicado pelo selo Via Leitura (Editora Edipro), o livro foi escrito em uma época de transição da política brasileira em que o país deixava de ser uma monarquia para viver uma república.

O romance é ambientado entre o fim do Império e o início da Proclamação da República no século XIX e apresenta grandes acontecimentos como a abolição da escravatura e as revoltas contra o governo de Floriano Peixoto. Esaú e Jacó também retrata a disputa de dois irmãos gêmeos, Pedro e Paulo, que dividem opiniões diferentes: um é conservador e apoia o antigo regime governamental e o outro é liberal e deseja avanços políticos.

“Considerava eu um dia quantas repúblicas têm sido derrubadas por cidadãos que desejam outra espécie de governo, e quantas monarquias e oligarquias são destruídas pela sublevação dos povos; e de quantos sobem ao poder, uns são depressa derrubados, outros, se duram, são admirados por hábeis e felizes...” (p.124, Esaú e Jacó)

Com o narrador-personagem Conselheiro Aires, que dialoga diretamente com os leitores, Machado de Assis apresenta um enredo no qual os iguais se opõem e contradições se assemelham. O livro também retrata, de forma muito sutil, o conflito entre religião, política e ciência, em que o destino do homem permanece uma incógnita. O mesmo ocorre com a república e a monarquia, já que a disputa entre ambas é levantada como mera questão partidária.

Esta edição da Via Leitura foi reproduzida a partir da primeira publicação da obra em 1904 e traz notas explicativas para os termos em desuso. Esaú e Jacó é o sexto livro de Assis na coleção Biblioteca Luso-Brasileira do Grupo Editorial Edipro, que já conta com 24 obras voltadas aos estudantes de ensino médio e vestibulandos.

Ficha técnica: Título: Esaú e Jacó / Autor: Machado de Assis / Editora: Via Leitura / Preço: R$ 31,90 / ISBN-13: 78-6587034225 / Edição: 1ª edição, 2021 / Idioma: Português / Número de páginas: 224
Onde comprar