CINEMA

Crítica - ‘O grande Mauricinho’: animação levemente diferente do convencional, com um toque de humor inglês

Cotação: três estrelas

Por TOM LEÃO
nacovadoleao.blogspot.com.br

Publicado em 31/01/2023 às 13:00

Alterado em 31/01/2023 às 13:03

Na versão nacional, o gato Maurice é dublado por Marcelo Adnet divulgação

O livro ‘The Amazing Maurice and his educated rodents’, do escritor inglês de fantasia Terry Prachett, acaba de ganhar uma nova adaptação para o cinema: ‘O grande Mauricinho’ (‘The Amazing Maurice’), que tem como protagonista um gato falante e malandro que viaja de cidade em cidade oferecendo seus serviços como exterminador de ratos. Só que, na verdade, tudo não passa de um grande golpe. Com direção de Toby Genkel, o longa chega aos cinemas brasileiros com Marcelo Adnet fazendo a voz do gato Mauricinho, que, no original, foi feito pelo ator Hugh Laurie (o Dr. House).

Com roteiro assinado por Terry Rossio, roteirista de sucessos como ‘Aladdin’ e ‘Shrek’, o filme conta a história do gato viajante e falador que, com ajuda seu parceiro Kinho, um menino que toca flauta muito bem (a la flautista de Hamelin), leva os ratos a marchar para longe da cidade, para o alívio dos habitantes. Só que Mauricinho pega o dinheiro da recompensa e vai dividir os ganhos com Kinho e com os ratos!

Genkel contou em entrevista ao ‘Animation Scoop’ que, quando foi convidado para dirigir o longa, não pensou duas vezes. “É uma história incrível, e tudo o que você quer fazer é colocá-la na tela. Logo a seguir, tive oportunidade de ler o roteiro do Terry Rossio. Não é fácil transformar Pratchett em filme, e Rossio fez um ótimo trabalho.”.

‘O grande Mauricinho’ combina imagens geradas por computador e outras em técnicas mais clássicas, desenhadas à mão (o que lhe dá um clima próximo da arte dos livros). Genkel explica que não havia outra forma de fazer o filme, se não fosse dessa mistura. “O estilo foi definido pela história. Nos primeiros minutos, recebemos três tapas diferentes na cara. Começa com desenho convencional e super romântico, tipo da Disney. E então, de repente, tudo muda”.

O filme teve estreia mundial no Festival de Sundance, no final de janeiro, e chega fresquinho ao Brasil, a tempo de pegar o finalzinho das férias escolares da garotada. Boa diversão.

_______

COTAÇÕES: ***** excelente / **** muito bom / *** bom / ** regular / * ruim / bola preta: péssimo.