CINEMA
Sundance anuncia programação
Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO
[email protected]
Publicado em 21/12/2022 às 13:25
Alterado em 21/12/2022 às 13:25
Daisy Ridley em 'Sometimes I think about dying', de Rachel Lambert. Filme é destaque (Day One, primeiro a ser exibido) na Competitiva Americana de Dramas, principal Mostra do Sundance.
Foto: Sundance Institute / Dustin Lane
O Festival de Sundance, o mais importante evento cinematográfico do cinema independente mundial, anunciou os filmes de sua edição 2023, que acontecerá de 19 a 29 de janeiro.
Criado pelo ator e diretor Robert Redford em 1985, é a principal vitrine para os chamados indies mostrarem seus trabalhos. Cumpre lembrar que nomes hoje famosos como Quentin Tarantino, Steven Soderbergh e os irmãos Coen despontaram no festival. E o esperançoso estreante que estará lançando seu filme neste ano sabe que a bola da vez pode ser ele.
O evento será realizado presencialmente em Park City (Utah, EUA), Salt Lake City e Sundance Resort, juntamente com uma seleção de filmes disponíveis online em todo o país. A cidade hospedeira é uma pequena e sofisticada estação de esqui das Montanhas Rochosas.
“O Sundance é um lugar essencial para os artistas se expressarem em historias visionárias que irão perdurar e entreter. O festival continua a promover esses valores por meio de filmes independentes”, disse Redford. “Estamos honrados em compartilhar a atraente seleção de trabalhos no festival deste ano de perspectivas distintas e vozes únicas”, complementou o consagrado cineasta, que é presidente do Instituto Sundance.
Além da Competitiva Americana de Dramas, Competitiva Americana de Documentários, Competitiva Internacional de Dramas e Competitiva Internacional de Documentários, o festival tem as mostras Próxima, Meia Noite, Estreias, Novas Fronteiras, Destaques e Infantil. Apresenta ainda vários seminários e fóruns debatendo o futuro do cinema independente.
Para as sessões de aberturas em Park City, os organizadores selecionam previamente títulos com o status de “Day One”, o primeiro a ser exibido da mostra, o que, por si só, já representa um destaque para o filme.
“Sometimes I think about dying”, de Rachel Lambert, é o título “Day One” da Competição Americana de Dramas, a principal mostra do festival.
Foram selecionados 89 títulos de longas-metragens e 64 de curtas-metragens.
A seleção não contempla filmes brasileiros. A programação dos longas-metragens se concentra basicamente em filmes americanos; europeus, asiáticos, africanos e representantes de outros continentes em menor número; e poucos títulos entre os latinos, com participantes do México, Porto Rico e Chile.
Na mostra de curtas-metragens, um dos mais aguardados é “Willie Nelson and family”, de Thom Zimny e Oren Moverman, sobre o famoso cantor de música country.
Os longas-metragens selecionados
COMPETITIVA AMERICANA DE DRAMAS
“The accidental getaway driver” / U.S.A, de Sing J. Lee
“All dirt roads taste of salt” / U.S.A., de Raven Jackson
“Fair play” / U.S.A., de Chloe Domont
“Fancy dance” / U.S.A., de Erica Tremblay
“Magazine dreams” / U.S.A., de Elijah Bynum
“Mutt” / U.S.A., de Vuk Lungulov-Klotz
“The persian version” / U.S.A., de Maryam Keshavarz
“Shortcomings” / U.S.A., de Randall Park
“Sometimes I think about dying”, de Rachel Lambert DAY ONE
“The starling girl” / U.S.A., de Laurel Akira Parmet
“Theater camp” / U.S.A., de Molly Gordon e Nick Lieberman
“A thousand and one” / U.S.A., de A.V. Rockwell
COMPETITIVA AMERICANA DE DOCUMENTÁRIOS
“AUM: The cult at the end of the world” / U.S.A., de Ben Braun e Chiaki Yanagimoto
“Bad press” / U.S.A, de Rebecca Landsberry-Baker e Joe Peeler
“The disappearance of shere hite” / U.S.A., de Nicole Newnhan
“Going to mars: The Nikki Giovanni project” / U.S.A., de Joe Brewster e Michèle Stephenson
“Going varsity in mariachi” / U.S.A., de Alejandra Vasquez e Sam Osborn
“Joonam” / U.S.A., de Sierra Urich
“Little Richard: I am everything” / U.S.A., de Lisa Cortés, DAY ONE
“Nam june paik: moon is the oldest TV” / U.S.A., de Amanda Kim
“A still small voice” / U.S.A., de Luke Lorentzen
“The stroll” / U.S.A., de Kristen Lovell e Zackary Drucker
“Victim/suspect” / U.S.A., de Nancy Schwartzman
COMPETITIVA INTERNACIONAL DE DRAMAS
“Animalia” / France, Morocco, Qatar, de Sofia Alaoui
“Bad behaviour” / New Zealand, de Alice Englert
“Girl” / U.K., de Adura Onashile
“Heroic” / Mexico, Sweden, de David Zonana
“Mamacruz” / Spain, de Patricia Ortega
“Mami wata” / Nigeria, de C.J. “Fiery” Obasi
“La pecera” / Puerto Rico, Spain, de Glorimar Marrero Sánchez
“Scrapper” / U.K., de Charlotte Regan
“Shayda” / Australia, de Noora Niasari DAY ONE
“Slow” / Lithuania, Spain, Sweden, de Marija Aradze
“Sorcery” / Chile, Mexico, Germany, de Christopher Murray
“When it melts” / Belgium, de Veerle Baetens
COMPETITIVA INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS
“5 seasons of revolution” / Germany, Syria, Netherlands, Norway, de Lina
“20 days in Mariupol” / Ukraine, de Mstyslav Chernov
“Against the tide” / India, de Sarvnik Kaur
“The eternal memory” / Chile, de Maite Alberdi
“Fantastic machine” / Sweden, Denmark, de Axel Danielson e Maximilien Van Aertryck
“Iron butterflies” / Ukraine, Germany, de Roman Liubyi
“Is there anybody out there?” / U.K., de Ella Glendining
“The longest goodbye” / Israel, Canada, de Ido Mizrahy DAY ONE
“Milisuthando” / South Africa, de Milisuthando Bongela
“Pianoforte” / Poland, de Jakub Pitek
“Smoke sauna sisterhood” / Estonia, France, Iceland, de Anna Hints
“Twice colonized” / Greenland, Denmark, Canada, de Lin Alluna
PRÓXIMA
“Bravo, burkina!” / U.S.A., de Walé Oyéjidé
“Divinity” / U.S.A., de Eddie Alcazar
“Fremont” / U.S.A., de Babak Jalali
“Kim’s video” / U.S.A., de David Redmon e Ashley Sabin DAY ONE
“King coal” / U.S.A., de Elaine McMillion Sheldon
“Kokomo city” / U.S.A., de D. Smith
“To live and die and live” / U.S.A., de Qasim Basir
“The tuba thieves” / U.S.A., de Alison O’Daniel
“Young. Wild. Free.” / U.S.A, de Juel Taylor e Tony Rettenmaier
MEIA NOITE
“Birth/rebirth” / U.S.A., de Laura Moss DAY ONE
“In my mother’s skin” / Philippines, de Kenneth Dagatan
“Infinity pool” / Canada, de Brandon Cronenberg
“My animal” / Canada, de Jacqueline Castel
“Onyx the fortuitous and the talisman of souls” / U.S.A., de Andrew Bowser
“Polite society” / U.K., de Nida Manzoor
“Run rabbit run” / Australia, de Daina Reid DAY ONE
“Talk to me” / Australia, de Danny Philippou e Michael Philippou
ESTREIAS
“Cassandro” / U.S.A, de Roger Ross Williams
“Cat person” / France, U.S.A, de Susanna Fogel
“Deep rising” / U.S.A, de Matthieu Rytz
“The deepest breath” / U.K, Ireland, de Laura McGann
“Drift” / France, U.K, Greece, de Anthony Chen
“Eileen” / U.S.A, de William Oldroyd
“Fairyland” / U.S.A, de Andrew Durham
“Food and country” / U.S.A, de Laura Gabbert
“Invisible beauty” / U.S.A, de Bethann Hardison e Frédéric Tcheng
“It’s only life after all” / U.S.A, de Alexandria Bombach, DAY ONE
“Jamojaya” / U.S.A, de Justin Chon
“Judy blume forever” / U.S.A, de Davina Pardo e Leah Wolchok
“Landscape with invisible hand” / U.S.A, de Cory Finley
“A little prayer” / U.S.A, de Angus MacLachlan
“Murder in big horn” / U.S.A, de Razelle Benally e Matthew Galkin
“Passages” / France, de Ira Sachs
“Plan C” / U.S.A, de Tracy Droz Tragos
“The pod generation” / Belgium, France, U.K, de Sophie Barthes DAY ONE
“Pretty baby: Brooke Shields” / U.S.A, de Lana Wilson
“Radical” / U.S.A, de Christopher Zalla DAY ONE
“Rotting in the sun” / U.S.A, de Sebastian Silva
“Rye Lane” / U.K, de Raine Allen-Miller
“Still: A Michael J. Fox movie” / U.S.A, de Davis Guggenheim
“You hurt my feelings” / U.S.A, de Nicole Holofcener
NOVAS FRONTEIRAS
“A common sequence” / U.S.A, de Mary Helena Clark e Mike Gibisser
“Gush” / U.S.A, de Fox Maxy
“Last things” / U.S.A, Portugal, France, de Deborah Stratman
DESTAQUES
“The eight mountains” / Italy and Belgium, de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch
“L’Immensità” / Italy, de Emanuele Crialese DAY ONE
“Joyland” / Pakistan, de Saim Sadiq
“Other people’s children” / France, de Rebecca Zlotowski
“Squaring the circle (The story of hipgnosis)” / U.K., de Anton Corbijn
INFANTIL
“Aliens abducted my parents and now I feel kinda left out” / U.S.A., de Jake Van Wagoner
“The amazing Maurice” / Germany, U.K., de Toby Genkel