CINEMA

Festival de Tribeca dá partida a sua 21ª edição

...

Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO
[email protected]

Publicado em 09/06/2022 às 11:29

Alterado em 09/06/2022 às 11:32

Atriz Jennifer Lopez – no documentário 'Halftime', de Amanda Micheli Foto: Tribeca Festival / Netflix

Com a estreia mundial de “Halftime”, de Amanda Micheli, exibido nessa quarta feira (8), o Festival de Tribeca deu início à sua edição 2022, que irá até o próximo dia 19.

O documentário é sobre a estrela global Jennifer Lopez, concentrando-se na segunda metade da carreira e trazendo reflexões sobre seus trabalhos mais importantes e sua evolução como artista.

O encerramento será com a estreia mundial de “Loudmouth”, de Josh Alexander, documentário sobre o ativista dos direitos civis e líder espiritual Al Sharpton.

O prestigiado festival foi criado pelo ator Robert De Niro e Jane Rosenthal em 2001, como uma forma de levantar o astral de Nova York, após os ataques do World Trade Center.

 

Programação abrangente e diversificada

O programa traz uma variada seleção que inclui mostras de drama, documentário, Spotlight, Viewpoints e Midnight, entre outras.

São 111 longas-metragens de 151 cineastas em 40 países. Desses, 32 estão retornando a Tribeca e 50 são estreantes.

“A seleção de longas-metragens de 2022 nos deixa extremamente orgulhosos e tocados pela paixão sem limites de nossa infatigável comunidade”, diz Cara Cusumano, diretora do festival e vice-presidente de programação.

“Seja o filme que traz uma lufada de ar fresco ou uma exposição incisiva das questões contemporâneas mais urgentes, a seleção oficial desta edição mostra a vitalidade do cinema independente”, ressalta a diretora.

Na mostra de curtas-metragens, 43 selecionados de 25 países estarão em competição.

“Tribeca recebeu um número recorde de mais de 7.200 inscrições”, lembra Sharon Badal, vice-presidente de relações com cineastas e diretora de programação de curtas-metragens do festival.

“Todos os anos, o programador Benjamin Thompson e eu tentamos trazer algo diferente, e este não é exceção”, complementa Badal.

 


Brasil

O drama “Marte Um”, do mineiro Gabriel Martins, foi selecionado para a Semana da Crítica e a sessão marca a première em Nova York. O filme estreou no Festival de Sundance concorrendo ao Grande Prêmio do Júri na mostra Cinema Mundial e posteriormente foi exibido no San Francisco International Film Festival, onde Martins ganhou o prêmio de audiência de melhor filme dramático.

A première mundial de “The YouTube Effect”, de Alex Winter, é uma das mais esperadas. A produção inclui EUA, Brasil, Alemanha, Índia, Taiwan e Chile. O documentário explora a ascensão e a queda potencial do Youtube, o site de compartilhamento de vídeos mais popular do mundo.

“Endangered”, de Heidi Ewing, uma produção Brasil / México / EUA, terá première mundial na Mostra Spotlight de Documentários. Através de ameaças contra jornalistas, o filme aborda a erosão da democracia e da liberdade de imprensa no mundo.

 

PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL

Competição Dramática Americana

Allswell, de Ben Snyder
The Drop, de Sarah Adina Smith
Four Samosas, de Ravi Kapoor
God’s Time, de Daniel Antebi
Good Girl Jane, de Sarah Elizabeth Mintz
The Integrity of Joseph Chambers, de Robert Machoian
Next Exit, de Mali Elfiman
Three Headed Beast, de Fernando Andres e Tyler Rugh
Wes Schlagenhauf Is Dying, de Parker Seaman
The Year Between, de Alex Heller

 

Competição Dramática Internacional

Blaze, de Del Kathryn Barton (Austrália) – Première Mundial
Janyary, de Viesturs Kairiss (Latvia, Lituânia, Polônia)
Karaoke, de Moshe Rosenthal – (Israel) – Première Mundial
A Matter of Trust, de Anette Olesen (Dinamarca) – Première Mundial
My Love Affair with Marriage, de Signe Baumane (EUA, Latvia, Luxemburgo) – Première Mundial
Pink Moon, de Floor van der Meulen (Itália, Holanda, Eslovênia) – Première Mundial
Two Sisters and a Husband, de Shlok Sharma (India) – Première Mundial
We Might As Well Be Dead, de Natalia Sinelnikova (Alemanha, Romênia)
Woman on the Roof, de Anna Jadowska (Polônia, França, Suécia) – Première Mundial

 

Competição de Documentários

An Act of Worship, de Nausheen Dadabhoy (EUA) – Première Mundial
Battleground, de Cynthia Lowen (EUA) – Première Mundial
The Cave of Adullam, de Laura Checkoway (EUA) – Première Mundial
Hideen Letters, de Violet Du Feng (China, Alemanha, Noruega, EUA) – Première Mundial
Katrina Babies, de Edward Byuckles Jr. (EUA) – Première Mundial
Lakota Nation vs. United States, de Jesse Short Bull e Laura Tomaselli (EUA) – Première Mundial
My Name is Andrea,, de Pratibha Parmar (EUA) – Première Mundial
Naked Gardens, de Ivete Lucas e Patrick Bresnan (EUA, França) – Première Mundial
Sophia, de Jon Kasbe e Crystal Moselle (EUA) – Première Mundial
A Story of Bones, de Joseph Curran e Dominic Aubrey de Vere (UK) – Première Mundial
Subject, de Jennifer Tiexiera e Camilla Hall (EUA) – Première Mundial
The Wild One, de Tessa Louise-Salomé (França) – Première Mundial

 

Spotlight de Drama

Acidman, de Alex Lehmann (EUA) – Première Mundial
Aisha, de Frank Berry (Irlanda) – Première Mundial
Alone Together, de Katie Holmes ( EUA) – Première Mundial
American Dreamer, de Pau7l Dektor (EUA) – Première Mundial
Beauty, de Andrew Dosunmu (EUA) – Première Mundial
Cha Cha Real Smooth, de Cooper Raiff (EUA)
Corner Office, de Joachim Back (Canadá) – Première Mundial
Don’t Make Me Go, de Hannah Marks (EUA) – Première Mundial
The Forgiven, de John Michael McDonagh (UK)
Good Luck to You, Leo Grande, de Sophie Hyde (UK)
Jerry & Marge Go Large, de David Frankel (EUA) – Première Mundial
Land of Dreams, de Shirin Neshat (EUA)
Official Competition, de Mariano Cohn e Gastón Duprat (Espanha, Argentina)
Somewhere in Queens, de Ray Romano (EUA) – Première Mundial
Space Oddity, de Kyra Sedgwick (EUA) – Première Mundial
There There, de Andrew Bujalski (EUA) – Première Mundial

 

Spotlight de Documentário

After Selma: The Lowndes County Freedom Party, de Sam Pollard e Geeta Gandhir (EUA)
All Man: The International Male Story, de Bryan Darling e Jesse Finley Reed (EUA)
American Pain, de Darren Foster (EUA) – Première Mundial
Angelheaded Hipster: The Songs of Marc Bolan & T. Rex, de Ethan Silverman (EUA) – Première Mundial
The Big Payback, de Erika Alexander e Whitney Dow (EUA) – Première Mundial
Body Parts, de Kristy Guevana-Flanagan (EUA) – Première Mundial
CIVIL, de Nadia Hallgren (EUA) – Première Mundial
Endangered, de Heidi Ewing e Rachel Grady (Brasil, México, EUA) – Première Mundial
Fashion Reimagined, de Becky Hutner (EUA, UK) – Première Mundial
It Ain’t Over, de Sean Mullin (EUA) – Première Mundial
Leava no Trace, de Irene Taylor (EUA) – Première Mundial
Lynch / Oz, de Alexandre O. Philippe (EUA) – Première Mundial
Nothing Compares, de Kathryn Ferguson (Irlanda, UK)
Of Medicine and Miracles, de Ross Kauffman (EUA) – Première Mundial
On the Line: The Richard Williams Story, de Stuart McClave (EUA) – Première Mundial
The Rebellious Life of Mrs. Rosa Parks, de Johanna Hamilton e Yoruba Richen (EUA) – Première Mundial
Rudy! A Documusical, de Jed Rothstein (EUA) – Première Mundial
Turn Every Page – The Adventures of Robert Caro and Robert Gottlieb, de Lizzie Gottlieb (EUA) – Première Mundial
The YouTube Effect, de Alex Winter (EUA, Brasil, Alemanha, India, Taiwan, Chile) – Première Mundial

 

Viewpoints

88, de Eromose (EUA) – Première Mundial
Breaking the Ice, de Clara Stern (Áustria)
Carajita, de Silvina Schnicer e Ulises Porra (Argentina, República Dominicana)
Carol & Johnny, de Colin Barnicle (EUA) – Première Mundial
Dreaming Walls: Inside the Chelsea Hotel, de Amélie van Elmbt e Maya Duverdier (França, Bélgica, EUA, Holanda, Suécia) – Documentário
Hommage, de Shin Su-won (Coréia do Sul)
Land of Gold, de Nardeep Khurmi (EUA) – Première Mundial
Lift, de David Petersen (EUA) – Documentário. Première Mundial
Liquor Store Dreams, de So Yun Um (EUA) – Documentário. Première Mundial
Our Father, The Devil, de Ellie Foumbi (EUA)
Peace in the Valley, de Tyler Riggs (EUA) – Première Mundial
Petit Mal, de Ruth Caudeli (Colômbia) – Premiére Mundial
Roving Woman, de Michal Chmielewski (Polônia, EUA) – Première Mundial
Sansón and Me, de Rodrigo Reyes (EUA, México) – Documentário. Première Mundial
To the End, de Rachel Lears (EUA)
You Can Live Forever, de Sarah Watts e mark Slutsky (Canadá) – Première Mundial

 

Midnight

Attachment, de Gabriel Bier Gislason (Dinamarca)
The Black Phone, de Scott Derrickson (EUA)
Huesera, de Michelle Garza Cervera (México)
A Wounded Fawn, de Travis Stevens (EUA) – Première Mundial

 

Tags: