Crítica - ‘Miss França’: a busca pela identidade

Cotação: duas estrelas

Foto: divulgação
Credit...Foto: divulgação

O ator e cineasta luso-francês Ruben Alves (de “A gaiola dourada”) está de volta com “Miss França” (“Miss”), que discute questões contemporâneas de gênero. Transitando entre o drama e a comédia, o longa mostra o desejo de um jovem que decide participar de um concurso de beleza feminino. O filme é estrelado por Alexandre Wetter, modelo da Jean-Paul Gaultier, que, se valendo de sua androginia, interpreta Alex, um jovem não binário decidido a vencer o concurso de beleza Miss França. Por esse trabalho, o ator estreante foi indicado ao prêmio César, em 2021, como revelação masculina mais promissora.

Para participar do concurso, Alex assume o nome de Alexandra, e cercado de sua família enfrenta as fases e percalços do concurso (faz toda a rotina das aspirantes ao trono, como aulas de etiqueta, vestimenta etc). Ele conta com a ajuda da travesti Lola (Thibault de Montalembert), que cuidará de sua estética e da transformação física. Já Randy (Moussa Mansaly) e Ahmed (Hedi Bouchenafa) serão responsáveis por suas redes sociais. Mas ninguém no concurso sabe que ele não é mulher.

Em entrevista ao site português “C7nema”, Alves conta que o filme surgiu de seu contato com Wetter, e da vontade de descobrir quem somos. Já o modelo e ator confessou, em entrevista à “Vogue”, que o filme foi um grande desafio. Alves, que assina o roteiro com Elodie Namer, conta que pediu ajuda a Sylvie Tellier, ex-Miss França e atual diretora do concurso, para que tudo tivesse veracidade e não soasse caricato. Conseguiu.

Assim acompanhamos com interesse o sonho de criança de Alex em se tornar Miss França, o que só aos 24 anos ele executa. E escondendo a sua identidade masculina, entra na competição pelo título da mais bela mulher francesa. Se ele/ela vai conseguir ou não driblar as convenções, só vendo.

_______

COTAÇÕES: ***** excelente / **** muito bom / *** bom / ** regular / * ruim / bola preta: péssimo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais