CINEMA

Crítica - ‘Como Matar a Besta’, um raro filme de terror de coprodução Brasil-Argentina-Chile

Cotação: duas estrelas

Por TOM LEÃO
nacovadoleao.blogspot.com.br

Publicado em 27/04/2022 às 14:38

Alterado em 27/04/2022 às 14:38

'Como matar a besta': coprodução Brasil-Argentina-Chile com clima de terror Foto: divulgação

Estreia esta semana nos cinemas brasileiros, ‘Como Matar a Besta’, coprodução entre Argentina, Brasil e Chile, com direção da argentina Agustina San Martín, premiada em Cannes de 2019 com seu curta “Monstruoso Dios”. O filme foi exibido em diversos festivais, entre eles Toronto e Festival do Rio, e estará nos cinemas com sessões a preços populares.

A roteirista e diretora argentina Agustina San Martín conta que muito da inspiração para seu longa de estreia vem de sonhos: “Sempre tive sonhos memoráveis dos quais me lembro perfeitamente. E sempre deixo a porta aberta para eles, pois me mostram as coisas”, disse em entrevista ao site ‘The Talks’. Por isso, ‘Como Matar a Besta’ foi comparado à obra de David Lynch, pelos seus aspectos fantásticos e surreais.

O filme tem como protagonista Emilia (a estreante Tamara Rocca), uma jovem de 17 anos que chega a uma cidade fortemente religiosa numa região fronteiriça, em busca do irmão desaparecido com quem tem questões pendentes. Hospedada na casa de uma tia (Ana Brun), próxima a uma floresta onde, diz-se, uma fera apareceu semanas antes. Esta é a materialização de um homem mau que toma forma de diversos animais. O elenco ainda inclui a participação do ator João Miguel, como um homem com quem a protagonista cruza na busca pelo irmão. E, por se passar na fronteira, o filme é falado em português e espanhol.

A diretora já havia rodado três curtas no mesmo cenário, a Região das Missões, no sul do Brasil, e norte da Argentina. O lugar é importante para dar clima ao filme, que é sombrio, tem ritmo lento e atmosférico (pontuado por música eletrônica). Se não é um filme de terror memorável, pelo menos é uma tentativa no gênero, que é pouco explorado por aqui.

_______

COTAÇÕES: ***** excelente / **** muito bom / *** bom / ** regular / * ruim / bola preta: péssimo.

 

Tags: