Crítica - ‘Caixa Preta’: as tensas investigações de um desastre aéreo sob suspeita

Cotação: três estrelas

Foto: Thibault Grabherr/divulgação
Credit...Foto: Thibault Grabherr/divulgação

Um avião cai nos Alpes suíços provocando a morte de 300 passageiros. Resgatadas as caixas-pretas, tem início uma minuciosa investigação em busca das causas do acidente. Foi um problema técnico, sabotagem ou terrorismo? Esta é a trama de ‘Caixa Preta’ (‘Boîte noire’), de Yann Gozlan, que entrou em cartaz, após passar no Festival Varilux, em 2021.

Responsável pela investigação, Mathieu Vasseur (Pierre Niney) trabalha no BEA, o Escritório francês de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil. Ele é responsável por ouvir os muitos sons extraídos das caixas pretas para descobrir o motivo do acidente. Como no passado, Mathieu cometeu um erro que colocou sua competência em dúvida, precisa recuperar a confiança de seus superiores e em si mesmo para conseguir revelar a verdade sobre o trágico voo Dubai-Paris.

A tarefa se torna uma obsessão que vai transformar sua vida e suas relações, tanto as profissionais, como pessoais. Para o diretor Yann Gozlan, a obsessão com a verdade é tema central do seu filme. “Através do personagem de Mathieu, quis mostrar até que ponto o caminho para a verdade pode ser complexo, obsessivo e sobretudo destrutivo”. Yann conta que seu quarto longa surgiu de sua fascinação por aviação civil e caixas pretas das aeronaves. Ele acreditava que o tema poderia dar uma boa história. E deu. ‘Caixa preta’ é um thriller que não fica nada a dever para seus congêneres americanos. Muito tenso.

Indicado ao (principal prêmio do cinema francês) César por ‘Caixa Preta’, este é o segundo filme de Pierre Niney com o diretor Gozlan. Ele já havia atuado em ‘O homem ideal’, de 2015 (curiosamente, fazendo um personagem com o mesmo nome). Aqui, Niney (que já ganhou o César de Melhor Ator por ‘Saint Laurent’) constrói, meticulosamente, o personagem que investiga o caso a fundo, até chegar na solução. O diretor tece uma trama intrincada que nos revela uma profissão pouco conhecida, e que pode ser bastante estressante.

_______


COTAÇÕES: ***** excelente / **** muito bom / *** bom / ** regular / * ruim / bola preta: péssimo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais