CINEMA

Berlim anuncia vencedores de sua 72ª edição

Brasil ganha Urso de Prata de Prêmio do Júri com o curta-metragem "Manhã de Domingo", de Bruno Ribeiro

Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO
[email protected]

Publicado em 17/02/2022 às 11:13

Alterado em 17/02/2022 às 11:14

Joel Rovira, Ainet Jounou e Isaac Rovira em 'Alcarràs': Urso de Ouro Foto: LluisTudela

O Festival de Berlim, um dos três maiores eventos cinematográficos do mundo, ao lado de Cannes e Veneza, divulgou nessa quarta-feira (16) os premiados com os ursos de Ouro e Prata de sua edição 2022.

Após apresentação do Júri Oficial, Carlo Chatrian, diretor artístico da Berlinale, lembrou como essa noite é especial para a realização do festival e agradeceu a todos que trabalharam para tornar a edição deste ano possível.

“Hoje estamos celebrando os vencedores, mas gostaria de agradecer a todos que mostraram seus filmes nesta edição do festival. Nós somos um festival coletivo e todos vocês fazem parte também”, declarou.

O Urso de Ouro de melhor filme – principal prêmio do festival – foi conquistado pelo espanhol “Alcarrás”, de Carla Simón. A história, que retrata a última colheita de uma família de agricultores catalães, foi rodada com atores amadores, todos agricultores da região onde a trama se passa.

 

Macaque in the trees
Bruno Ribeiro, diretor de 'Manhã de Domingo', que ganhou o Urso de Prata de Prêmio do Júri da Berlinale Shorts (Foto: Letícia Yabá/divulgação)

 

Muito emocionada, a cineasta agradeceu ao Festival de Berlim, à sua equipe, ao seu elenco de amadores e à sua família cujo apoio foi essencial para que ela conseguisse contar essa história. Finalizou sua fala dedicando o filme às pequenas famílias que cultivam a terra todos os dias, destacando que “Alcarrás” foi um filme muito difícil de fazer, mas que é um trabalho de conjunto e que tem muitas vozes.

O cineasta sul-coreano Hong Sang-soo ganhou o Grande Prêmio do Júri com “The Novelist’s Film”. O diretor disse que estava surpreso e agradeceu à Berlinale e aos membros do júri. A seguir convidou a atriz principal Kim Min-Hee para subir ao palco. A atriz agradeceu à audiência por apreciar o filme e por lhe causar toda essa emoção.

O Prêmio do Júri foi para “Robe of Gems”, da diretora mexicana Natalia López Gallardo.

O Prêmio de Roteiro foi para Laila Stieler, por “Rabiye Kurnaz vs. George Bush”.

O Urso de Prata de melhor direção foi conquistado por Claire Denis, com “Avec Amour et Acharnement”. A diretora francesa agradeceu à Berlinale pelo convite e à equipe por todo o processo. E ressaltou que fazer o filme não teria sido possível sem os atores que trabalharam com ela.

O Prêmio de Interpretação principal foi para Meltem Kaptan, em “Rabiye Kurnaz vs. George Bush”. E o de Interpretação de coadjuvante para Laura Basuki, em “Nana”.

O Urso de Ouro da Berlinale Shorts foi para “Trap’, de Anastasia Veber.
“Trabalhei nessa história por muitos anos e muitas pessoas me ajudaram a realizá-la. Agradeço a meus pais, professores e a todos que me ajudaram nessa caminhada”, disse a diretora.

O Urso de Prata de Prêmio do Júri da Berlinale Shorts foi conquistado por “Manhã de Domingo”, de Bruno Ribeiro (Brasil). O filme, envolvendo sentimentos represados e memórias, narra uma história que entrelaça presente e passado.

Ribeiro agradeceu à Berlinale e a toda equipe que trabalhou no filme. E dedicou o prêmio à sua mãe, que foi a pessoa que mais o encorajou a seguir seu sonho de fazer cinema.

 

Macaque in the trees
Diretora Carla Simón, de 'Alcarràs' (Foto: David Ruano/divulgação)

 


RELAÇÃO DOS PRINCIPAIS PRÊMIOS

Urso de Ouro – Alcarràs, de Carla Simón

Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri – “The Novelists Film”, de Hong Sangsoo

Urso de Prata – Prêmio do Júri– “Robe of Gems”, de Natalia López Gallardo

Direção: Claire Denis, por “Avec Amour et Acharnement”

Roteiro: Laila Stieler, por “Rabiye Kurnaz vs. George Bush”

Interpretação Principal: Meltem Kaptan, por “Rabiye Kurnaz vs. George Bush”

Interpretação de coadjuvante: Laura Basuki, por “Nana”

Melhor Curta-Metragem da Berlinale Shorts: “Trap”, de Anastasia Veber

Prêmio do Júri da Berlinale Shorts: “Manhã de Domingo”, de Bruno Ribeiro

Urso de Cristal para melhor filme da Generation KPlus: Comedy Queen, de Sanna Lenken

Urso de Cristal para melhor filme da Generation 14Plus: Alis, de Clare Weiskop e Nicolás van Hemelryck

 

Tags: