CINEMA

Crítica - ‘Que mal eu fiz a Deus? 2’: sequência de sucesso francês funciona

Cotação: duas estrelas

Por TOM LEÃO
nacovadoleao.blogspot.com.br

Publicado em 03/12/2021 às 13:37

Alterado em 04/12/2021 às 10:48

Sequência de filme francês que campeão de bilheteria no Brasil Foto: divulgação

Em meio ao Festival de Cinema Frances Varilux, que está em curso, eis que a continuação de um filme francófano de sucesso, estreia no circuito nacional, fora da mostra: é ‘Que Mal Eu Fiz a Deus? 2’ (Qu'Est-ce Qu'on a Encore Fait au Bon Dieu?), cuja primeira parte levou mais de 120 mil brasileiros aos cinemas, há dois anos. O novo filme traz o mesmo diretor do primeiro, Philippe de Chauveron, e elenco original.

Desta vez, Claude (Christian Clavier) e Marie Verneuil (Chantal Lauby) enfrentam uma nova crise: seus quatro genros, Rachid (Medi Sadoun), David (Ary Abittan), Chao (Frédéric Chau) e Charles (Noom Diawara) estão determinados a ir embora da França com suas mulheres e crianças para tentar sua sorte no exterior. Incapaz de imaginar sua família longe deles, Claude e Marie estão prontos para fazer qualquer coisa para retê-los no país. Por sua vez, os Koffi desembarcam na França para o casamento de sua filha. As surpresas para estas famílias ainda não terminaram.

O filme é uma comédia ligeira (no primeiro, quatro filhas de um mesmo casal se casavam com quatro imigrantes/estrangeiros), e mantém quase o mesmo ritmo ágil e clima do anterior, conseguindo atingir o equilíbrio entre o drama familiar e o filme de humor, sem prejuízo para nenhum dos lados. Os elementos, que misturam etnias e religiões diferentes (árabes, afros e judeus estão na mistura), são ricos o bastante para originar bons momentos e risos.

Ou seja: não haverá nenhum empecilho para que esta continuação faça o mesmo sucesso do anterior. Ou até mais. Está tudo lá.

_______

COTAÇÕES: ***** excelente / **** muito bom / *** bom / ** regular / * ruim / bola preta: péssimo.

Tags: