Crítica - ‘Coda: No Ritmo do Coração’; refilmagem correta do francês ‘A Família Bélier’

Cotação: três estrelas

Foto: divulgação
Credit...Foto: divulgação

Em 2014, um filme francês bonitinho, ‘A Família Bélier’, fez algum sucesso aqui, por trazer a história de uma família comum, no interior da França, que se destacava por um motivo: o pai, a mãe e um filho eram deficientes auditivos. Mas a filha caçula, não. Então, de certa forma, ela era a ‘tradutora’ oficial da família, praticamente não tendo vida própria. Vivia para trabalhar no negócio granjeiro da família, e para ser a porta-voz deles, em todas as ocasiões.

Até que um dia a menina entra para o grupo de canto da escola, o professor percebe que ela é acima da média e precisa desenvolver este talento. Inclusive, a inscreve num prestigioso concurso nacional de canto. É claro que a família fica chateada com o fato. Pois dessa forma não apenas ela vai deixar de trabalhar com eles, como também deixar de ser a porta-voz. Enfim, vai ter vida própria.

Essa é, basicamente, a trama de ‘A Família Bélier’, replicada passo a passo numa versão americana chamada ‘Coda: No Ritmo do Coração’, cuja diferença, além de se passar na Costa Leste dos Estados Unidos e ser falada em inglês, é mudar o negócio da família (que agora se chama Rossi) para a pesca.

De resto, é a mesmíssima história. Com um detalhe importante: se no filme francês os atores fingiam ser deficientes auditivos (exceto o pai); na versão americana, todos o são de fato. A mãe, por exemplo, é a conhecida Marlee Matlin, que ganhou Oscar em 1986 pelo filme ‘Os Filhos do Silêncio’. Já o humor, é o mesmo.

Contudo, as canções francesas são melhores. Sobretudo ‘Je Vole’, a escolhida para a menina (Louane Emera, que foi finalista na versão francesa do programa ‘The Voice’) defender na final do concurso de canto. A gente saía do cinema cantarolando-a. Agora, nenhuma fica na memória, embora algumas sejam clássicos do cancioneiro americano. Não marcam.

No fim das contas, se você nunca viu a versão francesa, vai gostar desta.

_______

COTAÇÕES: ***** excelente / **** muito bom / *** bom / ** regular / * ruim / bola preta: péssimo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais