ASSINE
search button

Gilberto Gil receberá título de Doutor Honoris Causa em Lisboa

Condecoração será dada pela Universidade NOVA de Lisboa, em cerimônia agendada para 31 de outubro

Gilberto Gil
Rodrigo Simas

A Universidade NOVA de Lisboa vai prestar uma homenagem ao cantor baiano Gilberto Gil, de 81 anos, concedendo-lhe o título de Doutor Honoris Causa, em cerimônia agendada para 31 de outubro. A condecoração marca as celebrações em torno dos 50 anos da instituição de ensino e "reconhece a contribuição do artista para a cultura internacional e o legado que deixa ao longo de várias décadas".

O Reitor da universidade, João Sàágua, enfatizou a simbologia deste reconhecimento:

“Para a Universidade NOVA de Lisboa é uma honra e um privilégio distinguir Gilberto Gil, símbolo da cultura lusófona e inspiração para várias gerações. Tal como Gilberto Gil, também a NOVA acredita no poder transformador da Educação e na importância da Cultura como pilar fundamental da sociedade. Esta homenagem representa, também, o nosso compromisso com a excelência e a diversidade, valores que tão vividamente personifica".

A entrega do Doutor Honoris Causa a Gil será um dos destaques do Ciclo Brasil na NOVA, uma série de concertos e eventos projetados para ressoar a obra do cantor e compositor. As atividades começaram em 22 de outubro, com o concerto “Ventos do Brasil e de Portugal”, apresentado pelo compositor italiano Aldo Brizzi, um grande amigo de Gil, que interpretará uma seleção de músicas luso-brasileiras.

Na véspera de receber o título (30), Gilberto Gil vai se apresentar na capital portuguesa, no Coliseu de Lisboa. Depois de condecorado, já em 2 de novembro, ele fará uma espetáculo no Coliseu Porto Ageas, em Porto. Shows que marcarão o fim de sua mais recente turnê pela Europa, em comemoração aos 60 anos de carreira.

Nesta turnê, o músico tem a companhia de seus filhos Bem e José, bem como de seus netos João e Flor. Juntos, eles revisitam sucessos da trajetória artística de Gil e retornam a salas de concerto que os acolheram na Europa ao longo das décadas.

Carreira de sucesso

O cantor é nascido em 1942, em Salvador, e iniciou sua jornada musical na década de 1950, tocando acordeão, "inspirado por Luiz Gonzaga, pelo som da rádio e pelas procissões à porta de casa no interior da Bahia, até que surge João Gilberto, a bossa nova, e também Dorival Caymmi, com as suas canções imbuídas de praia e do mundo litoral", segundo a promotora IM.par.

Figura proeminente do Tropicalismo, também foi Ministro da Cultura de 2003 a 2008, durante os dois primeiros mandatos do presidente Lula. Além disso, ele é membro da Academia Brasileira de Letras desde o ano de 2021.

Compartilhar