CADERNOB

Em 'Ponto a Ponto...', Luiz Fernando Guimarães é mulher e tem 90 anos

Em curta temporada no Rio, a peça também tem no elenco Bruno Gissoni; direção de Gustavo Barchilon

Por CADERNO B
[email protected]

Publicado em 10/06/2022 às 09:00

Alterado em 10/06/2022 às 17:57

[Luiz Fernando Guimarães] O ator ainda traz o humor característico de sua trajetória para a personagem Foto: Caio Gallucci/divulgação

'Ponto a Ponto – 4000 Milhas', premiada peça de Amy Herzog, está em cartaz no Teatro do Copacabana Palace, no Rio, sob direção de Gustavo Barchilon, que também assina o roteiro adaptado do espetáculo. A montagem traz de volta aos palcos o ator Luiz Fernando Guimarães de modo surpreendente: ele interpreta Vera, uma senhora de 90 anos que recebe a visita inesperada do neto, Léo, personagem do ator Bruno Gissoni. O diálogo entre avó e neto – um jovem aventureiro que chega ao apartamento de Vera depois de passar por uma situação traumática – traz à tona diferentes temas e pontos de vista que transformam aquela relação, tão próxima e tão distante ao mesmo tempo.

A montagem, estruturada principalmente a partir do diálogo entre esses dois personagens, ganha novos contornos com a entrada em cena da atriz Renata Ricci, que interpreta dois papéis na história: Rebeca e Amanda. Com a ajuda dessas duas mulheres tão diferentes, avó e neto se reconhecem em vários aspectos da vida, mesmo tendo pontos de vista divergentes. O texto, diga-se, é premiado mundo afora desde sua estreia na Broadway em 2011, sendo finalista do prêmio Pulitzer de 2013.

“Ponto a Ponto é sobre relacionamentos e aborda como um assunto é visto por duas pessoas de modo oposto”, adianta Barchilon, que, ao adaptar o roteiro, foi fiel às marcações da autora. No entanto, ele deixa sua marca ao colocar pela primeira vez um ator no papel da senhora nonagenária e convocando mulheres para a equipe criativa, tais quais o cenário de Natália Lana, o figurino de Graziela Bastos e a produção executiva de Graziele Saraiva, para citar algumas. “Distância, idade, família, morte e política são alguns tópicos que fazem qualquer plateia rir e refletir”, explica o diretor, que promete repetir o êxito que alcançou em sua estreia na direção do premiadíssimo musical “Barnum – O Rei do Show”, que ultrapassou 100 mil espectadores nas curtas temporadas realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A interpretação de Luiz Fernando Guimarães traz ainda outro aspecto à peça. Ele se despe de sua experiência masculina ao caracterizar-se de Vera e dar vida a uma mulher experiente que está no fim de sua jornada. Passando longe da masculinidade frágil, Guimarães se coloca no lugar daquela senhora, de suas dores, vivências e relações. O ator ainda traz o humor característico de sua trajetória para a personagem. “Eu já interpretei outras mulheres em minha carreira, mas fazer uma idosa está sendo muito interessante. Eu tenho 72 anos, mas me sinto jovem fazendo a Vera. Estou tentando ficar o mais próximo da realidade possível, e sempre com muito humor”, revela Guimarães. “O drama da peça está centrado no personagem Léo, então, é possível brincar com o deboche que é típico na interpretação do Luiz”, conta Barchilon.

 

Macaque in the trees
A montagem, estruturada principalmente a partir do diálogo entre esses dois personagens, ganha novos contornos com a entrada em cena da atriz Renata Ricci (Foto: Caio Gallucci/divulgação)

 

Bruno Gissoni comemora estar no palco com Luiz Fernando Guimarães e reencontrar o amigo Gustavo Barchilon. “É um acontecimento voltar aos palcos em um momento de retomada pós-pandemia em uma peça que fala sobre luto e relações entre diferentes gerações”, elogia Gissoni, que complementa: “Está sendo incrível dividir o palco com o Luiz Fernando Guimarães. Além disso, estou sendo dirigido pelo Gustavo, um amigo que eu conheço desde o início de nossas relações com o teatro”.

O espetáculo fica em cartaz até 10 de julho; depois segue temporada em São Paulo, no teatro B32, entre 15 de julho e 28 de agosto.

 

A peça

O que distancia duas pessoas? E o que as aproxima? Por meio do diálogo entre Vera (Luiz Fernando Guimarães), uma mulher de mais de 90 anos que vive sozinha na cidade grande, e Léo (Bruno Gissoni), um jovem de cerca de 20 anos que gosta de se aventurar de bicicleta pelas montanhas, o público percebe o que aproxima e o que distancia avó e neto, podendo transpor os debates para além da peça.

Tópicos como relações familiares, política, idade, morte, luto, distanciamento e solidão estão presentes na relação mais próxima que Léo passa a ter com sua avó Vera depois de chegar de surpresa em sua casa. Na verdade, o jovem está vivendo um trauma e estar ali o ajuda a suportar esse momento difícil. Já Vera se incomoda com a idade que traz certas consequências à sua vida solitária. A chegada inesperada do neto a faz perceber que gosta de estar ao lado dele, apesar de ter seu cotidiano totalmente modificado com aquela presença.

Escrita por Amy Herzog, 4000 Miles (nome original) teve sua primeira montagem nos Estados Unidos, na Broadway, em 2011. Em 2013, foi finalista do Prêmio Pulitzer na categoria Drama. No ano anterior, foi vencedora do Obie Award. O espetáculo já foi montado na Austrália e no Reino Unido e chega agora ao Brasil com roteiro adaptado e direção de Gustavo Barchilon.

Ator, produtor e diretor, Barchilon sempre soube que a arte faria parte de sua vida profissional. Aos cinco anos, o carioca insistiu para a mãe matriculá-lo em um curso de teatro. A atividade passou, então, a fazer parte do seu cotidiano e não só dos sonhos. Formou-se em Artes Cênicas e, ao trabalhar como assistente de direção de Domingos Oliveira, a vontade de dirigir superou o desejo de atuar. Depois dessa experiência, montou espetáculos infantis pelo Brasil.

Foi convidado para integrar, como diretor assistente, a equipe da empresa Möeller & Botelho, conhecida por musicais de sucesso. Barchilon também fez parte do Cirque du Soleil como produtor, viajando o Brasil com o espetáculo “Amaluna”. Em 2019, mudou-se para Londres para trabalhar como diretor de palco do musical “Magic Mike”, que esteve em cartaz no West End. De volta ao Brasil, dirigiu e produziu “Barnum – O Rei do Show”, que, atualizado e abraçando a diversidade, levou mais de 100 mil espectadores às curtas temporadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

ELENCO PRINCIPAL

Luiz Fernando Guimarães – Ao longo de quase cinquenta anos de carreira, Luiz estrelou projetos marcantes, como a série “Os Normais”, que resultou em dois longas-metragens. São mais de 25 projetos na televisão, com destaque para “TV Pirata”, “A Comédia da Vida Privada”, “Minha Nada Mole Vida”, “Dicas de um Sedutor” e “O Super Sincero”. No cinema são mais de 15 filmes, entre eles “Se Puder...Dirija”, “Os Normais” e “Os Normais 2”, entre outros.

Bruno Gissoni – Bruno Gissoni tem em seu currículo trabalhos no teatro, TV e cinema e, recentemente, estreou como roteirista no curta-metragem “Entre”. Começou sua carreira no teatro, mas logo foi convidado para atuar na TV. Foi protagonista de “Malhação”, e, em 2012, fez parte do elenco de “Avenida Brasil”, também na TV Globo, onde trabalhou em outras diversas produções. Está no elenco das séries “Impuros” (Star+) e “Rio Connection” (Globoplay), produções que ainda serão lançadas.

Renata Ricci – Atriz, cantora e bailarina, estreou no teatro musical em "Sweet Charity" como Úrsula March (Moeller e Botelho). Foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante como June Havoc em "GYPSY" e como Lolita Rodrigues em “Hebe – O musical”. Estrelou "As Bruxas de Eastwick" como Sukie Rougemont. Na TV integrou as novelas "Amigas e Rivais", "Revelação", "Páginas da Vida" e "Boogie Oogie". Como comediante esteve no "Porta dos Fundos" e no ZORRA. Atualmente está na série Nômade 7 (Amazon Prime) como Liz.

Equipe Criativa:

Texto: Amy Herzog

Direção Geral: Gustavo Barchilon

Cenário: Natália Lana

Figurino: Graziela Bastos

Design de Som: Gabriel D'Angelo

Desenho de Luz: Maneco Quinderé

Visagismo: Feliciano San Roman e Dhiego Durso

Assistente de Direção: Guilherme Logullo

Diretora Residente: Lana Rhodes

Estagiária de Direção: Isabel Castelo Branco

Tradução: Andres Santos e José Paulo Fiks

Roteiro adaptado: Gustavo Barchilon

 

Equipe Técnica:

Diretor de Palco: Carlos Tiburcio

Contrarregra: Marcos Santiago

Microfonista: Adriana Lima

Operador de Som: Bernardo Nadal

Operador de Luz: Paulo Ignácio

Chefe Camarim: Alyzandra Pessanha

Estagiária de Camarim: Karin Freitas

Peruqueira: Raquel Reis

Cenógrafa Assistente: Marieta Spada

Cenotécnico: André Salles

Assistente de Adereço: Kadu Lobato

Tratamento Imagem: Barbara Lana

Costura de Cenário: Silviana Duarte

Assistente de Figurino: Malu Guimarães

Costureira: Zezé Nogueira

 

Equipe Produção:

Diretor de Produção: Thiago Hofman

Produção Executiva: Graziele Saraiva

Produção Local: Gheu Tibério

Assistente Produção: Leandro Leal e Renata Stilben

Estagiária Produção: Juliana Brigido

Coordenação Financeira: Thamilles França

Coordenação de Projeto/Jurídico: Natália Egler

 

Equipe Comunicação e MKT:

Assessoria de Imprensa : Trigo Press

Assistente Comunicação: Renata Ramos

Gestão de Marketing: R+Marketing

Marketing Cultural: Thiago Hofman / Rodrigo Medeiros / Gheu Tibério

Fotógrafo: Caio Galucci

Direção de Arte: Edu Juffer

 

Serviço: Teatro Copacabana Palace / Av. Nossa Sra. de Copacabana, 261 - Rios de Janeiro / RJ / Até 10 de julho de 2022 / Horários: quinta, sexta e sábado às 20h30 e domingo às 19h / Valores: Ingressos a partir de R$ 35,00 (meia entrada) / Plateia: R$ 100,00 (inteira) / R$ 50,00 (meia) / Camarote: R$ 100,00 (inteira) / R$ 50,00 (meia) / Frisa: R$ 80,00 (inteira) / R$ 40,00 (meia) / Balcão: R$ 70,00 (inteira) / R$ 35,00 (meia) - Preço Popular / Descontos clientes Porto Seguro: 20% /  Ingressos pela internet. / Vendas na bilheteria do Teatro: 2 horas antes de cada sessão - Quinta a domingo. / Duração: 70 minutos / Classificação: 14 anos.

Tags: