CADERNOB
Na Fazenda Guaritá, leilão vai comemorar os 200 anos da Independência do Brasil
Por CADERNO B
[email protected]
Publicado em 24/03/2022 às 10:10
Retrato de d Pedro I feito pelo artista De Martino, 1867 Foto: divulgação
A Galeria Paiva Frade realiza nesse fim de semana (sexta e sábado, 25 E 26), na Fazenda Guaritá, em Rio das Flores (RJ), o esperado leilão de arte em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. As peças no catálogo contam a História em uma linha do tempo magnífica. À frente do evento está o leiloeiro Alexandre Paiva Frade.
O leilão começa no período medieval. Há uma armadura europeia autêntica, bem como peças que retratam o pioneirismo português. Há retratos de Dom Henrique de Avis, o Infante de Sagres, de Cabral e Camões.
Também há no catálogo um magnífico busto de D. João VI, além de peças do serviço de porcelana Companhia das Índias do Reino Unido de Portugal.
O leilão é completo. Entre as preciosidades, também obras de grandes nomes da Missão Artística Francesa, como Jean-Victor Frond, Rugendas e gravuras de cenas do Império assinadas por Debret. Leia nomes dos artistas abaixo.
Uma arca estilo D. João V, feita no início do séc XIX, com o brasão imperial esculpido à mão, é um dos destaques, ao lado do busto de D. Pedro I.
Um exemplar da Bandeira Imperial, da época do casamento de D. Pedro I - Maria Leopoldina, com o verde tradicional da dinastia dos Bragança e o amarelo dos Habsburgo-Lorena da noiva, também figura no catálogo.
Entre tantas preciosidades, há também uma fotografia original de D. Pedro II e itens de uso pessoal do imperador. Uma toalha de mesa de jantar com o monograma dele bordado em branco e rosa promete ser disputada.
Nos lotes é possível também encontrar uma farda original datada de 1860, bem como uma espada do mesmo período utilizada pela guarda do imperador.
Uma carta-patente com assinatura e rubrica de D. Pedro II também faz parte das relíquias. Há cartas pessoais do Conde d’Eu, da princesa Leopoldina e da princesa Isabel.
Uma locomotiva à vapor em pleno funcionamento, das primeiras que vieram da Europa para o Brasil, também estará à venda.
LEMBRANÇAS
Autor do convite feito a colecionadores e amigos, o príncipe D. Francisco de Orleans e Bragança relembra seus tempos de menino na Fazenda Guaritá: "nos finais de semana, meus pais colocavam todos no carro e partíamos para a Guaritá. Ali pescávamos, montávamos os lindos cavalos e admirávamos o primor da fazenda. Foram domingos inesquecíveis".
D. Francisco relembra que a Guaritá era propriedade de Marcos Vieira da Cunha, neto do Visconde de Ipiabas (fundador da fazenda) e grande amigo do seu pai. "Foi onde passei os melhores momentos da minha vida", testemunha.
ALGUMAS RELÍQUIAS
ARTISTAS
No leilão há obras dos seguintes artistas:
Antonio Parreiras (1)
Augusto Jose Marques Junior (1)
Baptista da Costa (1)
Cândido Portinari (8)
Carlos Chambelland (1)
Decio Rodrigues Villares (2)
Francisco Aurelio de Figueiredo e Melo (1)
Francisco Manna (1)
Friedrich Salathé (2)
Helios Seelinger (1)
Henrique Bernardelli (1)
Henrique Goldschmidt (1)
Henrique Tribolet (1)
Joaquim José Insley Pacheco (1)
Karl Ernst Papf (1)
Lucílio de Albuquerque (1)
Manuel Madruga (1)
Mario Navarro da Costa (1)
Modesto Brocos y Gomez (1)
Monteiro França (1)
Oscar Pereira da Silva (1)
Philippe Benoist (1)
William Gore Ouseley (1)
CONTATO
WhatsApp da Fazenda: (21) 9 9503-9784
SITE DA FAZENDA, que hoje também sedia o Hotel do Café.
MAPA, como chegar à fazenda.
.
.
.
.
.