CADERNOB

Livro de contos aborda prisão psicológica vivenciada por mulheres

'Antologia da desilusão' se mostra atual diante da crescente violência contra as mulheres

Por CADERNO B
[email protected]

Publicado em 08/02/2022 às 12:20

Alterado em 08/02/2022 às 12:20

Alessandra De Blasi Foto Fred Ferrer

A roteirista carioca Alessandra De Blasi lança o seu primeiro livro - Antologia da desilusão. O romance fragmentado, que traz um novo conto a cada capítulo, aborda a prisão psicológica vivida por mulheres em seus relacionamentos amorosos. Uma história ainda atual nas relações brasileiras, já que 86% perceberam um aumento da violência contra elas no Brasil. Os dados são da pesquisa de opinião ‘Violência Doméstica e Familiar contra a mulher — 2021’, elaborado pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência.

É diante desse cenário que o livro “Antologia da desilusão” chega às livrarias digitais e físicas, com o objetivo de levar a reflexão às pessoas, tanto aquelas que vivem situações semelhantes quanto aqueles que presenciam, mas não conseguem perceber esses pequenos sinais. “A história narra experiências próprias e situações que presenciei na vida. Um jogo psicológico que começa disfarçado de afeto, com uma brincadeira invalidando a sua opinião, depois a sua história, até que, aos poucos, afastam essas mulheres do convívio social e, por fim, delas mesmas. Uma violência emocional, que não necessariamente se reflete em uma agressão física, mas que fere profundamente o psicológico dessas jovens”, explica Alessandra De Blasi.

Segundo a autora, a inspiração para o livro veio a partir de histórias que viveu em relacionamentos passados e de experiências narradas por amigas nos últimos anos. São situações tão comuns na vida de milhares de mulheres que, por vezes, não são percebidas nem por elas. "Fica só uma sensação de que a sua vida e suas opiniões são nulas. Você perde o poder de dizer 'não', se esse 'não' é desrespeitado com frequência", diz a autora. O livro narra bem esses fatos, tanto que o último capítulo foi produzido em primeira pessoa, com vivências da própria Alessandra.

Durante o primeiro ano da pandemia, em 2020, as noites de sono se tornaram difíceis para a autora carioca. O livro “Antologia da desilusão” surgiu então como uma forma de colocar os pensamentos para “fora”, a partir de uma dica do seu terapeuta. “Meu intuito, no entanto, não é trazer uma leitura didática, mas sim uma história envolvente em que o leitor consiga absorver a situação pelas entrelinhas e usar dela como um meio esclarecedor, sobre atitudes tão comuns, mas que, por vezes, naturalizam esses comportamentos tóxicos e prejudiciais para qualquer relacionamento”, explica a autora.

O livro já está disponível no Brasil, por encomenda, nas livrarias Travessa, Martins Fontes, Atlântico e Cultura (também pelo Kobo), e em Portugal pela Travessa e Fnac. Como e-book, é possível encontrar na Amazon, pelo Kindle, e no Google Livros.

Formada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO), em 2012, no curso de Administração, a carioca Alessandra De Blasi decidiu, em 2016 mudar sua área, ingressando na New York Film Academy, em Los Angeles, para seguir o seu sonho no audiovisual, por meio do curso de Filmmaking e, posteriormente, a carreira de roteirista. Trabalhou com o dramaturgo Doc Comparato e escreveu esquetes para o Porta dos Fundos. Por meio da sua produtora Alessandra & Frederico, produziu dezenas de vídeos para galerias de arte. 

Tags: