CADERNOB

Cia PeQuod, de animação, festeja 21 anos e encena PinóQuio

Musical inédito de Tim Rescala estreia nesta quarta no CCBB

Por CADERNO B
[email protected]

Publicado em 01/12/2021 às 09:09

Alterado em 01/12/2021 às 11:31

Pleno de bons conselhos, Grilo Falante (Marise Nogueira) conversa com Pinóquio, ainda em sua forma de madeira (boneco criado por Eduardo Andrade) Foto: Renato Mangolin

Consagrada dentro e fora do Brasil, a Cia PeQuod Teatro de Animação comemora 21 anos realizando seu musical mais complexo, PinóQuio, originalmente criado para o grupo pelo maestro Tim Rescala, sob direção de Miguel Vellinho, que idealizou todo o espetáculo.

O circo é a marca da identidade visual, dos figurinos aos cenários, incluindo o visagismo dos sete atores que passaram por uma maratona de aulas específicas de canto, palhaçaria e outras. A estreia nacional é nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, às 19h, no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. A lotação é de 68 lugares. A temporada vai até 23 de dezembro e retorna 5 de janeiro de 2022.

 

Macaque in the trees
Todo elenco, João Lucas Romero, Maria Adélia, Mona Vilardo, Santiago Villalba, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Márcio Nascimento ladeando o autor e maestro Tim Rescala e o encenador e idealizador Miguel Vellinho, fundador da Cia PeQuod, de 21 anos (Foto: Foto: Renato Mangolin)

 

A fábula é fiel ao original “As Aventuras de Pinóquio”, do italiano Carlo Collodi (1826-1890), publicada em 1883: a trama inclui moral, educação e, é claro, o banalizado culto à mentira que contamina a vida no mundo contemporâneo. O boneco de madeira que sonha ser gente passa por um rito na busca de se tornar um menino de corpo e alma de verdade.

Estão no elenco, como Pinóquio, a atriz Liliane Xavier, uma das mais antigas atrizes da Cia –, a soprano Mona Vilardo, Maria Adélia, Marise Nogueira, Marcio Nascimento, João Lucas Romero e o barítono Santiago Villalba. Os figurinos são de Kika de Medina, a iluminação de Renato Machado, o visagismo é de Mona Magalhães e os bonecos de Eduardo Andrade. Os músicos Tibor Fittel e David Ganc realizam ao vivo todas as apresentações, e se revezam com Lucianne Andrade Antunes e Rodrigo Revelles.

Serviço: PinóQuio / Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) / Teatro III - Duração: 100 minutos / Classificação etária: livre. Indicado para crianças a partir de 7 anos / Temporada: de 1 a 23/12 de 2021 e de 05 a 30/01/2022 / Sessões: quarta a sexta-feira, às 19h / sábado e domingo, às 16h. / Ingressos: R$ 30 (inteira); R$ 15 (meia) na bilheteria do CCBB de quarta a segunda, 9h às 21h ou no site eventim.com.br / Rua Primeiro de Março, 66. Centro – RJ | Tel.: 21. 3808-2020. 

 

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda (fecha terça), das 9h às 19h aos domingos, segundas e quartas e das 9h às 20h às quintas, sextas e sábados. A entrada do público e permitida apenas com apresentação da comprovação de vacinação contra a covid-19 e uso de máscara. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados previamente no site ou aplicativo Event ou na bilheteria do CCBB.