CADERNOB

Shymalan presidirá júri oficial da Berlinale 2022

.

Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO
[email protected]

Publicado em 24/10/2021 às 12:23

Alterado em 24/10/2021 às 12:23

M. Night Shyamalan Foto; reprodução

Os organizadores do Festival de Berlim anunciaram que o roteirista, diretor e produtor M. Night Shymalan será o presidente do júri da mostra oficial da 72ª edição do evento.

Nascido na Índia e radicado nos Estados Unidos, Shymalan ganhou fama internacional em 1999 com o drama psicológico “O Sexto Sentido”, estrelado por Bruce Willis, que recebeu seis indicações ao Oscar naquele ano.

Sua obra se concentra em thrillers que rompem com as convenções do gênero e combinam reflexos filosóficos da existência humana.

“Estou satisfeito e honrado que Shylaman tenha aceitado nosso convite para ser o presidente do júri. Ao longo de sua carreira, ele moldou um universo em que os jovens não são apenas os protagonistas, mas também a força motriz para superar o medo. Na indústria cinematográfica dos Estados Unidos, Shylaman é uma figura única e um cineasta que se manteve fiel à sua visão. Essa fidelidade ao ideal de cada um é também o que buscamos na nossa seleção”, ressaltou Carlo Chatrian, diretor artístico da Berlinale.

Ao agradecer, Shylaman disse que sempre se sentiu um cineasta independente dentro do sistema de Hollywood.

“São exatamente essas coisas em nós que são diferentes e definem a nossa voz. Tentei manter em mim e encorajar as pessoas a proteger os aspectos de sua arte e de si mesmas. Ser convidado para fazer parte da Berlinale é profundamente significativo para mim”, disse o cineasta, cuja obra inclui 14 longas-metragens.

Depois do sucesso de “Sexto Sentido”, seguiu-se uma série de sucessos de bilheteria como “Corpo Fechado” (2000); “Sinais” (2002); “A Vila”(2004); e “A Visita” (2015), que se tornou o filme de terror de maior sucesso do ano.

“Fragmentado”, 2016, ficou em primeiro lugar nas bilheterias dos EUA por três semanas consecutivas, seguido por “Vidro”, 2019, que repetiu o mesmo feito.

Seu filme mais recente, “Tempo”, baseado na história em quadrinhos Sandcastle foi lançado internacionalmente nos cinemas no verão de 2021.
Atualmente o diretor está realizando “Knock at the Cabin”, com previsão de lançamento em fevereiro de 2023.

Shyamalan também dedica parte de seu tempo à The M. Night Shyamalan Foundation, entidade que criou com sua mulher em 2001, com o objetivo de eliminar barreiras da pobreza e injustiça social em suas comunidades.

Conforme divulgado pela organização do evento, a 72ª edição do Festival de Berlim será realizada de 10 a 20 de fevereiro de 2022.

Tags: