Aché lança editais para apoiar projetos culturais

Iniciativas já aprovadas pelas leis de captação de recursos poderão se inscrever até o dia 29 de setembro

Reuters/Amanda Perobelli
Credit...Reuters/Amanda Perobelli

O Aché Laboratórios Farmacêuticos acaba de lançar os editais Aché Mais Vida Para Você, uma iniciativa que visa financiar projetos sociais, culturais e esportivos por meio de Leis de Incentivo, reforçando o compromisso da empresa com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos brasileiros. A companhia investirá cerca de R 10 milhões no programa, que foi dividido em duas frentes: uma de apoio a programas culturais e esportivos e, outra, em parceria com a FIA e o Fundo do Idoso, direcionando recursos especificamente para programas destinados à assistência a crianças, adolescentes e idosos.

Para participar, os interessados devem pertencer a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de direito privado, sem fins lucrativos, no caso projetos desportivos e sociais (voltados para infância, adolescência e terceira idade) ou Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de direito privado, sem fins lucrativos ou com fins lucrativos, desde que as atividades-fim estejam diretamente ligadas ao setor cultural, no caso de projetos culturais.

As propostas apresentadas precisam ter sido aprovadas pelas leis de captação de recursos e se encaixar nos eixos:

• Infância e adolescência: empreendedorismo e formação para o trabalho; desenvolvimento integral; e apoio à rede de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

• Terceira idade: relação com o tema da saúde; inclusão social e geração de renda; e apoio à rede de proteção e defesa de direitos da pessoa idosa.

• Cultura: formação e iniciação artístico-cultural; qualificação, capacitação e aprimoramento artístico e técnico; difusão e valorização do conhecimento e das expressões culturais de público vulnerável; promoção, valorização, manutenção, e difusão do patrimônio cultural; formação e qualificação artística em diferentes linguagens, como congressos, seminários, cursos, oficinas, workshops, etc.; apoio no processo de produção e montagem de espetáculos, exposições, shows musicais, residências artísticas e eventos culturais em qualquer linguagem artística e/ou quaisquer manifestações culturais; e incentivo à leitura, à produção literária local, e/ou à criação ou qualificação de bibliotecas itinerantes e centros de leitura.

• Esporte: saúde, lazer e entretenimento; promoção de modalidades esportivas; inclusão social; educação; e gestão e desenvolvimento esportivo ou formação de recursos humanos.

O número de projetos inscritos é ilimitado, no entanto, será selecionada apenas uma iniciativa por instituição. O Aché também não estipulou um teto para o valor a ser financiado por projeto, cabendo à companhia decidir quanto será repassado.

Para mais informações, acesse.