Ney Matogrosso, 80 anos

Canal Curta vai exibir documentário sobre o cantor nesse domingo

Marcia Hack/Divulgação
Credit...Marcia Hack/Divulgação

O cantor Ney Matogrosso, reconhecido por sua voz única e performances memoráveis, completa 80 anos no domingo, 1º de agosto. Para celebrar a data, o canal Curta! exibe “Ney à flor da pele”, às 22h35. O documentário de Felipe Nepomuceno também fica disponível grátis na degustação do streaming Tamanduá TV, de 30 de julho a 8 de agosto. 

“Ney à flor da pele” apresenta uma antologia audiovisual do artista, composta por entrevistas históricas, trechos de shows e clipes musicais, contemplando toda a sua bem-sucedida carreira. O documentário revela a transformação do cantor desde as primeiras aparições públicas no lendário grupo Secos & Molhados, na década de 1970, até os dias de hoje. Ney aos poucos deixa de lado o uso de roupa e maquiagem extravagantes, que marcaram o início de sua carreira como vocalista do grupo Secos & Molhados.

Nas raras entrevistas resgatadas pelo filme, Ney fala sobre sua evolução como artista e seu caráter transgressor nas questões de gênero e sexualidade. A produção também é marcada por diversas canções interpretadas pelo artista como “Sangue Latino” (João Ricardo e Paulinho Mendonça), “Rosa de Hiroshima” (Vinicius de Moraes e Gerson Conrad), “Como 2 e 2” (Caetano Veloso), e até “Imagine” (John Lennon e Yoko Ono).

O documentário é exclusivo e foi viabilizado para estreia no canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Serviço: "Ney À Flor da Pele" é um documentário de longa-metragem centrado no impacto das performances de Ney Matogrosso em seu público e na reverberação desse impacto na cultura brasileira, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Uma antologia audiovisual, toda composta por imagens de arquivo. A melhor maneira de conhecer Ney é estar com ele nos palcos. Direção: Felipe Nepomuceno. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Exibição no Canal Curta!: domingo, 1º de agosto, às 22h35. E disponível gratuitamente na degustação do streaming Tamanduá TV (www.tamandua.tv.br) de 30 de julho a 8 de agosto, sendo necessário fazer cadastro no site.