CADERNOB

Gala Ballet nos 112 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Na próxima quarta (14), um dos mais importantes teatros do país faz aniversário

Por CADERNO B
[email protected]

Publicado em 11/07/2021 às 09:22

Alterado em 11/07/2021 às 09:35

Theatro Municipal do Rio de Janeiro Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está de aniversário! Na próxima quarta (14), um dos mais importantes teatros do país completa 112 anos de vida. E para comemorar com o público, foi elaborada uma programação especial on-line. Na terça (13), será apresentada uma Gala de Ballet com a apresentação de trechos de três espetáculos alegres coreografados por Marius Petipa: Paquita Grand Pas Classique, Animated Frescoes e O Corsário Grand Pas de Deux.

Macaque in the trees
Cia de Ballet da Escola Maria Olenewa - coreografia Paquita Grand Pas Classique (Foto: Igor Corrêa/ Verus Films)

Paquita Grand Pas Classique é um importante balé do repertório clássico internacional que se apresentou pela primeira vez pelo Paris Opera Ballet, a Companhia de Ballet da Ópera de Paris, e que serviu de inspiração para a construção do TMRJ. Esta peça, que conta uma história de amor entre uma cigana e o filho de um Conde, fez sucesso pelas suas alegres danças espanholas, e será uma divertida abertura das apresentações da noite.

Animated Frescoes é uma inclusão coreográfica de Petipa, com música de Riccardo Drigo à trilha original de Pugni, ao balé Little Humpbacked Horse que tinha coreografia original de Arthur Saint-Léon. A história é baseada em um conto de fadas sobre um tolo que, com a ajuda de um cavalo mágico, derrota um malvado Khan e ganha a mão da donzela.

O Corsário, estreado em 1856 também pelo Ballet da Ópera de Paris, conta a história de Medora, uma escrava, e de Conrado, líder dos corsários, que se apaixonam à primeira vista; Conrado, ao ver sua amada ser sequestrada, jura resgatá-la.

.

PROGRAMA

I. PAQUITA GRAND PAS CLASSIQUE

Cia de Ballet da Escola Maria Olenewa

Bailarino Convidado: Cícero Gomes - 1º Bailarino do Ballet do TMRJ

Coreografia: Marius Petipa

Música: Ludwig Minkus

Bailarinas da Cia de Ballet da Escola Maria Olenewa:

Adalgisa Tobias / Ana Flávia Alvim / Diovanna Piredda / Fernanda Lima / Luana Macedo / Marcella Borges / Marcelli Tatagiba / Marina Tessarim / Pamela Philigret / Olivia Zucarino

 

II. ANIMATED FRESCOES

Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Coreografia: Marius Petipa

Música: Riccardo Drigo

Fernanda Martiny - 1ª Solista do Ballet do TMRJ / Juliana Valadão - 1ª Solista do Ballet do TMRJ / Rachel Ribeiro - 2ª Solista do Ballet do TMRJ / Liana Vasconcelos - Bailarina Convidada

 

III. O CORSÁRIO - GRAND PAS DE DEUX

Coreografia: Marius Petipa

Música: Adolphe Adam / Riccardo Drigo

Claudia Mota - 1ª Bailarina do Ballet do TMRJ / Cícero Gomes - 1º Bailarino do Ballet do TMRJ

SERVIÇO: GALA BALLET 112 anos DO TMRJ / Data: 13 de julho – terça-feira / Horário: 18h / Site / Canal do YouTube / Classificação: Livre / Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto - 94.1 FM / Patrocínio Ouro Petrobras / Lei de Incentivo à Cultura / Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.