CALLI apresenta exposição 'Parábolas Visuais’ no Centro Cultural Correios/RJ

Centro Cultural Correios RJ inova e expande mostra do físico para o digital - até 4/7

Divulgação
Credit...Divulgação

Pesquisas geométricas pautam e orientam parte significativa das abstrações de Luiz Antonio Caligiuri. O artista conhecido como CALLI apresenta a exposição ‘Parábolas Visuais’, sua nova individual com curadoria de Patricia Toscano que fica em exibição até 4 de julho de 2021, no Centro Cultural Correios RJ. A mostra agora expande e lança a sua versão digital acessível também em realidade virtual VR, proporcionando uma experiência imersiva ao público através dos smartphones, tablets, computadores ou smarttv.

Nessa mostra híbrida com versão física e agora digital, acessível através deste link, o artista apresenta um corpo de trabalho dividido em duas séries de momentos distintos que dialogam nas confluências de sua trajetória artística. A primeira série "Símbolos inconscientes e influências", criada no seu ateliê no Rio durante o período pandêmico, em 2019, reúne pinturas e desenhos de grandes e médios formatos na primeira sala. A segunda série, "Vivências", criada em 2012, ocupa a segunda sala com pinturas de grandes formatos.

Macaque in the trees
'Parábolas Visuais' é o nome da exposição individual (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
CALLI é formado em Arquitetura e Urbanismo, e Artes Visuais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Foto: Divulgação)

A mostra utiliza um sistema revolucionário de "captura de realidade" tudo-em-um para criar experiências de Realidade Virtual (VR) 3D realistas e interativas, com um conceito simples, mas revolucionário, que realiza varreduras tridimensionais das obras e seu espaço expositivo para então espelhar virtualmente e compartilhá-las através da nuvem.

“A geometria de CALLI transcende o sentido físico e exato, sua poética de profusão cromática aliada a justaposição de formas indistintas, revela a singularidade do salto quântico de sua qualidade pictórica. O trabalho traz referencias da História da arte e Filosofia e no remete a Kandinsky, quanto a formas e símbolos, Miro, por suas composições cromáticas, Dali, por suas interpretações do inconsciente e Espinoza, por suas reflexões quanto aos desejos existências", diz a curadora Patrícia Toscano,.

CALLI é formado em Arquitetura e Urbanismo, e Artes Visuais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Durante sua trajetória e experiência como diretor de arte e cenógrafo ao longo de 20 anos na Globo, assinou a cenografia de mais de 30 novelas e minisséries.

A visitação da mostra é livre e gratuita, e o funcionamento da versão física é de terça-feira a sábado, de 12h às 19h no CCCRJ, Rua Visconde de Itaboraí 20 - Centro, seguindo todos os protocolos de higienização, segurança e prevenção da covid-19 e digital através do link acima já dito.



Trabalho do artista Calli em exposição no Centro Cultural dos Correios/RJ
'Parábolas Visuais' é o nome da exposição individual
CALLI é formado em Arquitetura e Urbanismo, e Artes Visuais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage