CADERNOB

Tete Dias Leite apresenta exposição 'Vestígios' no Centro Cultural Correios

Pinturas com tessituras históricas vividas e imaginárias da artista carioca

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 11/06/2021 às 11:18

Alterado em 11/06/2021 às 11:18

Salão ae exposição nos Correios/RJ Foto: divulgação

Por meio de um entrelaçamento entre o real e ficcional, Tete Dias Leite apresenta ‘Vestígios’, sua nova individual com curadoria de Patricia Toscano, em exibição presencial até 4 de julho de 2021, no Centro Cultural Correios RJ. A mostra agora expande e lança a sua versão digital acessível também em realidade virtual VR, proporcionando uma experiência imersiva da exposição ao público através dos smartphones, tablets, computadores ou smart tv.

Macaque in the trees
Tete Dias Leite (Foto: divulgação)

Nessa mostra híbrida com versão física e agora digital, a artista apresenta um corpo de trabalho com pinturas de grandes e médios formatos criadas em seu ateliê no Rio durante o período pandêmico de 2019 a 2021. O trabalho prima pelo despertar dos sentidos, misturando aspectos técnicos da pintura clássica aos temas contemporâneos.

Os trabalhos apresentam tessituras históricas vividas e imaginárias através de enquadros cromáticos de luz e sombra. Paulatinamente da interioridade e subjetividade expressa através de suas pinceladas, a artista liberta de padrões e amarras temporais, persegue uma tensão emocional no desvelar de si mesma, do outro, do cotidiano e do próprio mundo como resultado de sua mais recente produção plástica.

Macaque in the trees
Enquadros cromáticos de luz e sombra (Foto: divulgação)


Tal plasticidade revelada em signos, corpos e objetos metafóricos nos remete a um jogo alusivo de desvendar o indecifrável. De uma paradoxal busca, surgem cenas que emergem do cruzamento de fronteira entre a observação do 'modelo externo' e símbolos que fluem do in/subconsciente e evoca um olhar psíquico do público.

Entre os principais campos de aplicação da realidade virtual está o mercado de arte. A possibilidade de visitar uma exposição tradicional de arte em realidade virtual proporcionando uma experiência imersiva 3D ao público, está revolucionando a arte de várias maneiras. Graças à realidade virtual com visualização 360º, é possível realizar um tour visitando a exposição. Neste contexto de transformação do setor cultural, a mostra realizada em uma instituição cultural tradicional, inova e oferece uma atmosfera phygital de experiência imersiva.

Tete Dias Leite é formada em Belas Artes pela UFRJ e Filosofia pela PUC-RJ, pós-graduada em pintura, restauração e conservação na Universita-Internazionale Dell’Arte, em Florença – Itália. Estudou no Parque Lage durante os anos 70 e 90 com artistas como Celeida Tostes, Suzana Queiroga e Anna Bella Geiger. Além de dar aulas de pintura e aquarela, sua experiência a permitiu restaurar importantes coleções nacionais e internacionais, como a Coleção Roberto Marinho. Ao longo de sua trajetória artística, expôs em feiras, salões, galerias e instituições de arte. Suas obras fazem parte de relevantes coleções no Brasil, EUA e Canadá.

Patricia Toscano é curadora, crítica e art advisor. Escreve e possui textos publicados, realiza consultorias, projetos, exposições e experiências imersivas. Fundadora da CRIO.ART

A visitação da mostra é livre e gratuita e o funcionamento da versão física é de terça-feira a sábado, de 12h às 19h no CCCRJ, Rua Visconde de Itaboraí 20 - Centro, seguindo todos os protocolos de higienização, segurança e prevenção da covid-19.