Treze histórias que 'fazem o leitor notar como o mundo é bonito, triste e estranho'

Livro de estreia da escritora Julia Codo, que integrou a antologia 'Leia mulheres', aborda as angústias e a subjetividade dos personagens

Divulgação
Credit...Divulgação

Uma baleia permeia e ilustra a viagem de carro de um casal. Uma jovem e sua filha criança vivem os percalços, estranhezas e delicadezas de um dia de trabalho e retorno à sua cidade natal. Um enredo inteiro que se passa em preto e branco. Uma mulher que vê os objetos ao seu redor mudarem de tamanho, em uma história que faz o leitor hesitar entre o real e a alucinação. Contos pontuados pelo silêncio e pela pergunta “você não vai dizer nada?” É esse questionamento que dá nome ao livro de estreia de Julia Codo, mais uma mulher lançada pela Editora Nós, que tem aberto espaço para a literatura feminina e feminista.

"Você não vai dizer nada" (160 páginas) traz treze contos da jovem escritora, uma das selecionadas para integrar a antologia de contos Leia Mulheres, em 2019. “A Nós nasceu com essa vocação. A literatura brasileira contemporânea está naturalmente no meu radar. Nós fomos responsáveis pelo lançamento da Aline Bei, que se tornou um acontecimento literário e editorial no Brasil, com mais de 30 mil exemplares vendidos”, afirma a diretora editorial da Nós, Simone Paulino. “Acredito que eu tenho um bom olho para identificar esses talentos emergentes. Sobretudo mulheres que chegam com uma dicção literária muito potente e particular”, avalia.

“Acho que todas as histórias do livro nasceram de um incômodo com a imperfeição e estranheza da vida, com as impossibilidades das relações e da própria comunicação, com os silêncios”, define Julia Codo. Seus contos são habitados por personagens intensos, angustiados, reflexivos, que enxergam o mundo com paisagens pesadas pontuadas por algum brilho e leveza. “Para mim é uma libertação sair um pouco do meu próprio eu e poder fabular, me colocar em outros lugares, às vezes na pele de personagens muito diferentes de mim, me afastar da minha própria existência”, complementa a autora. Ao mesmo tempo, admite que “alguns contos nasceram de situações ou sentimentos reais que se mesclaram a histórias de outras pessoas, frases que escuto na rua, pesquisas de internet e muita invenção”.

Julia Codo afirma que levou anos escrevendo os contos que compõem Você não vai dizer nada e mais algum tempo relendo, reformulando e organizando o livro. “Então me emociona muito vê-lo nascer”, comemora.

“Eu realmente acredito que a Julia Codo chega com a força de uma autora já pronta, embora nunca estejamos prontos, mas com um frescor do nunca visto”, aposta Simone Paulino, que acrescenta: “eu sempre acho que um bom livro tem, necessariamente, que te fisgar já no começo do texto. E até hoje me lembro da sensação que foi ler o primeiro conto de Você não vai dizer nada. Aquela baleia está até hoje impressa na retina dos meus olhos”. Além da baleia, o conto que abre a publicação tem paisagens e personagens que capturam o leitor para dentro da história, assim como os outros doze enredos que formam o livro. “Descrever coisas concretas me ajuda a compor algo mais subjetivo e sensorial”, conclui Julia Codo.

Sobre a autora

Julia Codo nasceu em São Paulo em 1983. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Editoração e Jornalismo Cultural pela Universidade de Roma “La Sapienza”, é editora, escritora, roteirista e tradutora. Em 2019, foi uma das autoras selecionadas para integrar a antologia de contos Leia Mulheres. Você não vai dizer nada é seu primeiro livro.

Sobre a Editora Nós

Criada pela jornalista e escritora Simone Paulino, a Nós é uma editora brasileira conhecida por seus projetos literários inovadores. Nas publicações da Nós se destacam a qualidade editorial e gráfica, e principalmente a missão de interferir na formação cultural dos leitores e na sociedade, por meio da articulação transparente, democrática e inclusiva de parceiros que também compartilham deste ideal. Sempre em busca de um intercâmbio cultural e intercontinental, a Nós marca presença constante em países da Europa, como França, Itália e Portugal, onde acaba de abrir seu primeiro escritório fora do Brasil.

Ficha técnica: Você não vai dizer nada (160 páginas) / Autora: Julia Codo / Editora Nós / Preço: R$ 48,00.