O professor de cavaquinho do Pixinguinha

Mário Álvares, o "Mário Cavaquinho", é tema de videoaula de Luciana Rabello que vai ao ar na terça-feira, 4/5, na série Casa do Choro do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. Projeto é parceria da Funarte com a UFRJ

Divulgação
Credit...Divulgação

Entra no ar na terça-feira (4) a sexta aula do módulo "Personagens do Choro", parte da série Casa do Choro do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. Apresentado pela professora e cavaquinista Luciana Rabello, o vídeo falará sobre um compositor de obra tão rica quanto desconhecida: Mário Álvares. O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Nascido no Rio de Janeiro em meados da década de 1870, Mário foi um virtuose do cavaquinho, compositor e inovador de nossa música, que atuou junto a outros compositores extraordinários, como Anacleto de Medeiros – que o levou para tocar com a célebre Banda do Corpo de Bombeiros –, Pixinguinha e Donga e teve músicas suas letradas por Catulo da Paixão Cearense.

Também professor, Mário Álvares teve como aluno Alfredo da Rocha Vianna Filho, que anos mais tarde se tornaria conhecido como Pixinguinha e que, antes ganhar fama como compositor, flautista e saxofonista, estudou cavaquinho. Além de no site www.bossacriativa.art.br, o vídeo com a videoaula de Luciana Rabello estará também disponível no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

A série
Lançada em janeiro, a série Casa do Choro é composta por um conjunto de 50 video-oficinas e quatro shows gratuitos, que abordam história, análise, prática e performance de chorões – tratando desse gênero musical desde seu surgimento, no século XIX, até os dias atuais.

Os vídeos estão divididos em quatro módulos: Princípios do Choro, 8 com Maurício Carrilho, Furiosa Portátil e Minishows, que serão postados de forma seriada durante todo o primeiro semestre de 2021 e que poderão ser acessados através do site www.bossacriativa.art.br e, também, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

O Bossa Criativa
Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. A programação é composta de shows curtos, performances e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Arte de Toda Gente. Mais informações no site da iniciativa.

Saiba um pouco mais sobre Mário Alvares e conheça seu acervo de partituras digitalizado aqui.

Serviço: Vídeoaula sobre Mário Álvares, no módulo Personagens do Choro da Casa do Choro do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente / Quando: 4 de maio, às 10h, no site do projeto / As apresentações, aulas e toda a programação da série permanecerão disponíveis durante toda a duração do projeto. / Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte / Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Curadoria: Escola de Música da UFRJ.