30 anos sem Gonzaguinha

"O que é, o que é", a música mais tocada nos últimos anos e a mais gravada do artista até hoje

Arquivo
Credit...Arquivo

Gonzaguinha foi um cantor e compositor de grandes sucessos. Nesta quinta-feira, dia 29, completam-se 30 anos que ele nos deixou. O artista morreu no ano de 1991, vítima de um acidente automobilístico, na cidade de Marmeleiro, no Paraná. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento em seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, sobre as obras musicais do filho do Gonzagão, incluindo as suas músicas mais gravadas, mais tocadas e os intérpretes que mais gravaram suas canções.

Gonzaguinha deixou 294 músicas e 348 gravações cadastradas no Ecad. “O que é o que é" foi a mais tocada nos últimos cinco anos e a mais gravada por outros intérpretes. O filho do Rei do Baião teve suas músicas cantadas por vários intérpretes, mas Maria Bethânia lidera esse ranking.

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior nasceu em 22 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro. Nos últimos cinco anos, a maior parte dos rendimentos dos seus herdeiros em direitos autorais, pela execução pública de músicas, foi proveniente dos segmentos de Rádio, Show e TVs, que correspondem a mais de 75% do que foi destinado a ele.

O pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98).


Músicas mais tocadas

O que é o que é
Lindo lago do amor
Sangrando
É
Começaria tudo outra vez
Explode coração
Guerreiro menino
Grito de alerta
Espere por mim morena
Recado
E vamos à luta
Feliz
O homem falou
Com a perna no mundo
Maravida
Festa
Mamão com mel
Boi bumba
Nunca pare de sonhar
Comportamento geral

Músicas mais gravadas

É
Começaria tudo outra vez
Sangrando
Explode coração

Intérpretes que mais gravaram

Maria Bethânia
Leo Gandelman
Emilio Santiago
Leo Brandão
Gonzagão