CADERNOB

'Processo de expurgação terapêutica'

Romance de estreia do jornalista carioca Márwio Câmara dá voz a personagem atormentado pela experiência da perda e do abandono

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 26/04/2021 às 12:38

Alterado em 28/04/2021 às 11:25

Lançamento do livro Escobar será na próxima sexta (30) Divulgação

Após a trágica morte de um amigo, Escobar, o narrador que dá nome ao primeiro romance do jornalista Márwio Câmara, resolve escrever alguns fatos que marcaram seus últimos meses. Dentro desse processo de expurgação terapêutica, o professor de Literatura revive uma série de questões de seio amoroso, sexual e familiar, que perscrutará toda a engenharia labiríntica da trama.

Dividido em cenas, o romance apresenta enredo fragmentado, que, em alguns momentos, soa como um misto de diário, poesia e roteiro cinematográfico. É nessa hibridação de linguagens que o leitor vai experienciar as vivências amorosas de Escobar assim como a sua estranha obsessão por uma poeta, nomeada apenas como R. Porém, o grande eixo da narrativa está na amizade entre o protagonista e o melancólico Bruno, homossexual não assumido que vive uma paixão platônica por um amigo do trabalho.

O romance de Câmara trata sobre as complexidades do amor e do desejo humano em linguagem poética e inovadora, com textos de orelha e quarta capa do escritor Marcelino Freire; e da professora e pesquisadora Dirce Waltrick do Amarante.

O lançamento do livro contará com um bate-papo entre o autor e a crítica literária Tammy Ghannan, além da participação do escritor Maurício de Almeida e do jornalista Antonio Munró Filho. O evento será realizado no próximo dia 30 de abril, às 20 horas, no canal da Editora Moinhos, no Youtube.

Sobre o autor: Márwio Câmara nasceu no Rio de Janeiro, em 1989. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, licenciado em Letras e pós-graduado em Estudos Linguísticos e Literários. Assina entrevistas com escritores brasileiros para o Jornal Rascunho. Leciona Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual. Autor do livro "Solidão e outras companhias".


Escobar / Editora Moinhos / 130 páginas / R$ 48,00 / Live de lançamento, dia 30/4.