CADERNOB

Tim Rescala compõe especialmente para o repertório do 'Um Novo Olhar'

Coleção 'Três Histórias da Vovó' foi criada por encomenda para a série Música Brasileira para Coro Infantil

Por CADERNO B
[email protected]

Publicado em 27/03/2021 às 11:59

Alterado em 27/03/2021 às 12:00

Tim Rescala Foto: divulgação

Será lançada nessa segunda-feira (29), às 10h, a coleção “Três Histórias da Vovó”, criada especialmente pelo compositor Tim Rescala para a série Música Brasileira para Coro Infantil, do projeto Um Novo Olhar, destinada a fornecer aos regentes desses grupos material didático e repertório de compositores brasileiros. O projeto faz parte do programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

A obra “Três Histórias da Vovó” aborda, de forma bem simples e bem-humorada, situações que envolvem a relação das crianças com suas avós. Formada pelas peças “A fazendinha da vovó”, “A cirandinha da vovó” e “A costura da vovó”, a coleção conta ainda com uma introdução.

O compositor

Luiz Augusto Rescala, mais conhecido como Tim Rescala, nasceu no Rio de Janeiro, em 1961. Artista com sólida formação e projeção internacional, teve entre seus professores o alemão radicado no Brasil Hans-Joachim Koellreutter, com quem estudou composição, contraponto e arranjo. Como compositor e diretor musical, Tim recebeu os prêmios Mambembe, Shell, Coca-Cola e da Associação de Produtores de Teatro (APTR). Ele é autor de óperas, musicais, música de câmera e eletroacústica e teve sua peça “Pianíssimo” como primeiro texto infantil apresentado na Comédie-Française, em Paris, França. Desde 2011, Tim Rescala também escreve e apresenta o programa Blim-blem-blom, na Rádio MEC-FM, que tem como objetivo apresentar a música clássica, seus compositores e elementos para o público infantil de forma prazerosa e cativante.

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade.

Serviço: Lançamento da coleção “Três histórias da vovó”, de Tim Rescala, no projeto Um Novo Olhar / Quando: 29 de março, às 18h no site www.umnovoolhar.art.br / Após o lançamento, todo o material postado continua disponível no site / Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/ Curadoria: Escola de Música da UFRJ / Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto / Informações sobre esse e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br