CADERNOB

Festival de Berlim celebra sucesso da edição 2021 e anuncia data para o ano que vem

.

Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO
[email protected]

Publicado em 13/03/2021 às 12:07

Alterado em 13/03/2021 às 12:07

O Urso de ouro e os Ursos de prata da Berlinale (Foto: Sandra Weller / Berlinale); WCF Day 2021 (Foto: Lydia Hesse); Conversa durante o Berlinale Talents (Foto: Peter Himsel) Fotos: reproduções

O Festival de Berlim comemorou o sucesso da primeira fase de sua 71ª edição, confirmou a realização da segunda em junho e antecipou que a edição 2022 será realizada de 10 a 20 de fevereiro.

Em face da pandemia, o festival neste ano aconteceu de 1 a 5 de março, totalmente online e com exibições somente para a indústria e imprensa.

Apenas o WCF (Fundo de Cinema Mundial) e o Berlinale Talents – programa de desenvolvimento que reuniu 205 convidados de 65 países – ofereceram eventos online para o público. Está prevista uma segunda etapa presencial de 9 a 20 de junho, com sessões em algumas salas e ao ar livre.
Nessa ocasião, os Ursos de Ouro e Prata escolhidos agora, serão entregues aos vencedores.

Em comunicado oficial, os organizadores divulgaram que o resultado da 71ª edição correspondeu plenamente às expectativas, com boas vendas no mercado cinematográfico, interessantes painéis de discussão, premiados felizes e ampla cobertura cinematográfica da imprensa mundial.

Para o Especial de Verão, em junho, serão convidados os vencedores dos prêmios e membros do júri para irem a Berlim interagir e conversar com o público.

Mariette Rissenbeek, diretora executiva da Berlinale, disse que o desejo de apoiar os filmes e seus realizadores em um novo e único formato durante este momento difícil deixou os organizadores muito satisfeitos.

“As exibições online da programação foram bem recebidas pela indústria e pela imprensa. Os filmes ganharam grande visibilidade na mídia e convites para participar de outros festivais. Além disso, o mercado registrou boas vendas, garantindo a trajetória dos filmes até o público. No entanto, como ainda não foi possível ter a experiência coletiva de ir ao cinema, estamos realmente ansiosos para compensar isso no especial de verão em junho”, ressaltou Rissenbeek, complementada por Carlo Chatrian, Diretor Artístico do festival

“Foi maravilhoso ver como a seleção de filmes deste ano foi recebida positivamente. Estamos orgulhosos e felizes que os filmes tenham repercutido tão bem entre os profissionais de imprensa. Agradecemos aos artistas e empresas cinematográficas que participaram do evento da indústria e queremos agradecer a todos pelo comprometimento. Embora esperando que esta edição permaneça única, a grande energia positiva que sentimos, mesmo online, nos encorajou para os próximos passos que virão”, afirmou Chatrian.

O diretor romeno Radu Jude – que ganhou o Urso de Ouro com “Bad Luck Banging or Loony Porn” – disse que, em face das circunstâncias atuais, a decisão de realizar o festival no formato online foi totalmente adequada e correta. “E particularmente para mim deu a oportunidade ver muitos filmes e outros eventos que de outra forma não veria”, complementou.

O Brasil, que não competiu nesta edição, foi parcialmente premiado com o argentino “Esqui”, de Manque la Banca, do qual é coprodutor. O filme ganhou o prêmio da crítica internacional (Fipresci) da Mostra Fórum.