CADERNOB

Espetáculo 'Meu Mundo É'aborda o universo da velhice

.

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 12/03/2021 às 19:23

Alterado em 12/03/2021 às 19:23

Meu Mundo É aborda temas pertinentes à velhice Foto: Sergio Greif/divulgação

Inspirado em visitas presenciais e virtuais realizadas, durante quatro anos, em asilos do Rio de Janeiro, o espetáculo "Meu Mundo É" acontece de 13 a 28 de março no formato online pelo youtube. A peça baseia sua dramaturgia na experiência do convívio de palhaços especializados no trabalho com idosos residentes de instituições de longa permanência. A vivência foi registrada nos relatórios produzidos semanalmente pelo projeto O Presente Encontro. Serão três semanas, aos sábados e domingos. A montagem contará também com uma versão acessível com recursos de legendas e de áudio-descrição. Para assistir basta acessar o link nos dias e horário.

"Meu Mundo É" vai abordar temas pertinentes à velhice, tais como: a solidão, a sexualidade, a demência, a morte, a infantilização do idoso; a desvalorização dos saberes e experiências acumulados por eles; a perda de autonomia e as limitações físicas; o envelhecimento saudável e os princípios da longevidade; entre outros. A Montagem, que acontece inspirada nas visitas no período de 2016 a 2020, reúne as linguagens do teatro, da palhaçaria, da contação de histórias, da música e do audiovisual.

O projeto foi selecionado pelo Prêmio "Projetos de Fomento a Todas as Artes", através dos recursos e fundamentado na Lei Emergencial nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

O PROJETO

O Presente Encontro é uma iniciativa de visitas continuadas realizadas por palhaços - especializados no trabalho com idosos - em asilos do Rio de Janeiro, levando, através da palhaçaria, atenção, conexão e empatia para um público por vezes debilitado física e cognitivamente, e muitos em estado de depressão. Um trabalho calcado no lúdico e ancorado pelos seus resultados práticos e que desde a pandemia sofreu mudanças, sem perder o foco.

Hoje, o grupo realiza visitas “virtuais”. Para não interromper o trabalho que vinha sendo realizado com sucesso nos asilos, o projeto ganhou novas presenças e foi criada a ação "Ó, O Correio!", um ator vestido de carteiro devidamente paramentado com máscara descartável, "face shield", spray de álcool 70, figurino higienizado, chega à instituição levando um tablet como correspondência e faz uma chamada de vídeo para o idoso. Do outro lado da linha, uma palhaça ou um palhaço faz a conexão preparando para jogos relacionais que buscam trabalhar o riso, a leveza, a presença, as memórias, o prazer. O resultado dos encontros onlines está surpreendendo a equipe, que constata um retorno positivo dos internos.

SERVIÇO: O Presente Encontro - Meu Mundo É / Temporada online de três semanas, aos sábados e domingos, totalizando 6 apresentações, nos dias 13 e 14, 20 e 21 e 27 e 28 de março de 2021. A montagem, aberta ao público, acontece às 19hs no canal do youtube do projeto. Ficha Técnica: Martha Paiva (coordenadora, atriz e palhaça); Gabriel Sant´Anna ( ator e palhaço); Sergio Kauffmann ( Direção); Thiago Monte ( Iluminação); Alice Cruz ( Figurino e adereço) e Carlos Marra ( Produção).