Filmes que retratam a luta por moradia estão na Mostra de Cinema Moventes

Canal do Youtube do Centro Cultural Vale Maranhão exibe 3 títulos nacionais na sessão ‘Coletivos em Luta’ na sexta-feira (26)

Foto: divulgação
Credit...Foto: divulgação

A sessão da Mostra de Cinema Moventes desta semana, intitulada ‘Coletivos em Luta’, que será na sexta (26), a partir das 19h, traz títulos que mostram a luta por moradia em espaços urbanos e rurais, os desejos e as formas de organizações em grupo. Os filmes são todos nacionais e a iniciativa é uma parceria do Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM e da Revista Moventes, da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Confira os títulos abaixo.

• Na missão com Kadu, de Aiano Benfica, Pedro Maia de Brito, Kadu Freitas (MG)| 2016| 28 min.|DOC.
Sobre: No maior conflito fundiário urbano da América Latina, companheiras e companheiros da região ocupada da Izidora marcham pela moradia digna. Kadu, liderança e cineasta, leva sua câmera para a marcha e nela traz de volta alguns registros do dia 19/6/15. À beira do fogo, ele relembra o dia, a luta e o sonho.

• Nove águas, de Gabriel Martins e Quilombo dos Marques (MG) | 2019 | 25 min. | FIC
Sobre: Em 1930, Marcos e seu grupo de descendentes de escravizados saíram do Vale do Jequitinhonha rumo ao Vale do Mucuri, fugindo da seca, da fome e da violência no campo. Dos tempos do desbravamento aos atuais, a história de luta por água e terra protagonizada pelos moradores do Quilombo Marques, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais.

• Entre, Vladmir Seixas (RJ) | 2009 | 14 min. | DOC
Sobre: O documentário narra os momentos da ocupação de um prédio no centro da cidade do Rio de Janeiro.

A Mostra de Cinema Moventes tem ao total 6 sessões, sempre às sextas-feiras, no canal do CCVM no Youtube. A curadoria é de Isabel Veiga, Vitor Medeiros, Gabriela Giffoni e Flávia Cândida, e a produção de Ana Sanz.

Nas quartas-feiras seguintes às sessões, também às 19h, o CCVM exibe no Youtube debates com convidados especiais sobre os filmes que foram exibidos. Para falar sobre os filmes da sessão ‘Coletivos em Luta’, vão participar da roda de conversa no dia 03/03 o Érico Araújo – Professor, doutor em estudos do Cinema e do Audiovisual e em estudos cinematográficos e audiovisuais, com pesquisa em torno de cinema brasileiro e práticas moradoras; e Laís Ferreira - Mestra em comunicação, com ênfase nos Estudos do Cinema e do Audiovisual, bacharela em Comunicação Social, co-diretora, co-roteirista e co-editora do curta-metragem “O nome é uma coisa d_ outr_”, e autora dos livros "Ao norte, ao chão", "Canções do Porto e do Mar", e "Caderno de Bolsa".

O CCVM tem em sua programação diversas atrações culturais como exposições, mostras de cinema, apresentação de dança e rodas de conversas, tudo em formato virtual, que ficam disponíveis no site e canal do Youtube da instituição com o objetivo de fomento à arte e cultura local. A proposta do CCVM com a vasta programação é disseminar o trabalho de artistas locais para além do Maranhão e proporcionar um ambiente de trocas de experiências entre a produção cultural maranhense e o que está acontecendo no Brasil.

Sobre o Centro Cultural Vale Maranhão

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) é um espaço cultural mantido pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir na democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.