Pag. 37 - A vitória da PERSISTÊNCIA

O quadro emocional traçado em seus filmes é influenciado, em certa medida, pela atmosfera de brasília, cidade onde belmonte, nascido em são paulo, viveu. s u b t e rrâneos , por exemplo, é ambientado no conic, conhecido centro comercial heterogêneo da capital.

– há um sentimento brasiliense, que percebo numa melancolia, num desejo de buscar o outro e de encontrar a si mesmo na realidade, já que as pessoas vivem lá numa (aparente) irrealidade – detecta.

Apesar de todas as dificuldades que vem enfrentando ao longo do tempo, belmonte não esmorece. tanto que acumula projetos para 2011. deseja filmar o perfeito cozinheiro das almas deste mundo , diário de oswald de andrade encenado por jefferson miranda, com luiza mariani e mateus solano, atores que deverão participar da versão cinematog ráfica.

– é o filme que sonho fazer – sublinha. – mas não está fácil por causa da batalha judicial entre os herdeiros de oswald.

O diretor assistiu à monta gem no teatro.

– o filme será bem diferente – adianta. – buscarei uma fidelidade maior ao diário.

Depois de ver o espetáculo, belmonte começou a desenvolver uma parceria com luiza mariani, que escalou para o elenco de se nada mais der certo . o cineasta também planeja voltar a trabalhar com rosane mulholand, presente na maior parte de seus filmes.

Além de o perfeito cozinheiro... , belmonte se envolveu com o projeto de o gorila , adaptação de uma novela de sergio sant’anna, que será protagonizada por otávio müller, encarregado de interpretar um dublador que liga para mulheres encarnando um gorila(!). e partirá para as filmagens, nos próximos meses, de billi pig , com selton mello e grazi massafera.

– é uma comédia, uma chanchada, que escrevi com ambições comerciais maiores – declara. – será um filme de orçamento maior, realizado num esquema de produção oposto ao de meu mundo em perigo .

Não significa que josé eduardo belmonte esteja se filiando ao chamado cinema comercial.

– continuarei na guerrilha – garante. – temos que buscar novos caminhos e, para tanto, é necessária boa dose de radicalismo. por outro lado, quero alcançar uma faixa de público mais abrangente.