'O Agente Secreto' e Wagner Moura recebem 4 indicações ao Oscar
Cerimônia que premia os melhores do cinema será realizada em 15 de março
"O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi indicado ao Oscar 2026 para disputar quatro categorias: melhor filme, melhor filme internacional, melhor direção de elenco e melhor ator, com Wagner Moura.
O anúncio foi feito pela Academia de Cinema de Hollywood, nesta quinta-feira (22), durante cerimônia apresentada pelos atores Danielle Brooks e Lewis Pullman, em Beverly Hills, nos Estados Unidos.
Na briga pelo Oscar de melhor escalação de elenco, o filme brasileiro disputará contra "Pecadores", "Hamnet", "Marty Supreme" e "Uma Batalha Após a Outra".
Já na categoria melhor filme internacional, "O Agente Secreto" lutará contra outros quatro obras: "Valor Sentimental" (Noruega), "Foi Apenas um Acidente" (França), "Sirat" (Espanha) e "The Voice of the Hind Rajab" (Tunísia).
Moura, por sua vez, fez história ao ser indicado ao prêmio de melhor ator no Oscar e lutará pela estatueta contra Timothée Chalamet (Marty Supreme); Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra); Michael B. Jordan (Pecadores); e Ethan Hawke (Sonhos de Trem).
Na principal categoria, a de melhor filme, o longa de Mendonça concorrerá ao prêmio contra "Uma Batalha Após a Outra"; "Hamnet"; "Pecadores"; "Marty Supreme"; "Frankenstein"; "Valor Sentimental"; "Sonhos de Trem"; "Bugonia"; e "F1: O Filme".
"O Agente Secreto" narra a história do professor universitário Marcelo (Wagner Moura), que retorna à sua cidade natal após anos sendo perseguido por matadores de aluguel em São Paulo.
O longa é ambientado no Recife, durante a ditadura militar, na esteira do sucesso de "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, vencedor do Oscar de melhor filme internacional em 2025.
As indicações marcam o sucesso da obra, que venceu dois prêmios no Globo de Ouro: melhor filme em língua não-inglesa e melhor ator em filme de drama, com Moura.
O filme igualou as indicações de "Cidade de Deus", que também recebeu quatro indicações em 2004, mas não levou nenhum prêmio. À época, o filme foi indicado em Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Fotografia.
A cerimônia que premia os melhores do cinema será realizada em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Repetindo o que ocorreu em 2025, a 98ª edição da premiação terá novamente o comediante Conan O'Brien como apresentador. (com Ansa)