SAÚDE

Dia Mundial de Combate ao Câncer é nessa quinta

Oncologistas do HCor reforçam a importância de se manter os cuidados com a saúde e a prevenção mesmo durante a pandemia

Por Jornal do Brasil

Publicado em 07/04/2021 às 12:35

. Foto: Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia

O câncer é uma das principais causas de mortes do mundo. De acordo com o relatório Global Cancer Statistics 2020, da Associação Americana do Câncer (ACS) e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), que reúne dados de 185 países, os tumores são responsáveis pelo óbito de um a cada oito homens. Na população feminina, o número é de uma a cada 11 mulheres.

Em 2021, pela primeira vez, o câncer de mama foi documentado como o mais comum no planeta. O levantamento publicado no início de fevereiro no jornal científico CA: A Cancer Journal for Clinicians ainda aponta tumores de pulmão, colorretal e próstata como doenças de alta incidência.

Apesar de alguns tipos de tumores estarem relacionados a causas hereditárias, segundo os especialistas, em alguns casos, a mudança de hábitos pode minimizar a chance do desenvolvimento da doença, tais como: parar de fumar; evitar o sedentarismo, investir em uma alimentação balanceada e fazer uso de filtro solar.

Além desses cuidados, realizar periodicamente os exames de rastreamento ajuda no diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

No HCor, hospital multiespecialista em São Paulo, durante a pandemia de Covid-19, o número de mamografias feitas caiu 27,3%. O movimento de queda também foi identificado na realização de procedimentos de colonoscopia – os principais responsáveis pelo rastreamento do câncer colorretal – que diminuiu 32% no ano de 2020, quando comparado a 2019.

Atentos a essa mudança no comportamento da população, os médicos do HCor aproveitam o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 8 de abril, para reforçar a importância de se manter os cuidados com a saúde e a prevenção mesmo durante a pandemia. Os oncologistas da instituição estão à disposição para entrevistas sobre o tema.