Queiroga promete 11 milhões de vacinas para a próxima semana

.

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Credit...Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O ministo da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesse sábado (27) que as vacinas encaminhadas aos estados serão da AstraZeneca e da CoronaVac.

"Esta semana [distribuiremos] 11 milhões de vacinas. [...] As vacinas que estão disponíveis, AstraZeneca e CoronaVac. Elas já chegaram, vão ser distribuídas para os estados segundo critérios do Plano Nacional de Imunização", disse Queiroga à Globonews.

O ministro passou o sábado no Ministério da Saúde em reuniões com técnicos da pasta. Na entrevista, Queiroga demonstrou o interesse de negociar mais doses de vacinas com os Estados Unidos e com a China.

Queiroga, que assumiu o ministério na última terça-feira (23), disse no dia seguinte (24) que quer vacinar um milhão de pessoas por dia. Atualmente, o ritmo de vacinação no Brasil é de cerca de 300 mil vacinas aplicadas diariamente.

O novo ministro já disse também que o Ministério deve "seguir as recomendações da ciência" e apontou o médico Carlos Carvalho para comandar um grupo sobre protocolos de combate à covid-19 no Brasil.

Professor da USP, Carvalho é um dos maiores críticos do país sobre a utilização da hidroxicloroquina, remédio que, mesmo sem eficácia contra a covid-19, é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. (com agência Sputnik Brasil)