Brasil muito perto de ter sua própria vacina: Butantan criou 'Butanvac' e já vai fazer testes em humanos

O Instituto Butantan pedirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para testes clínicos com a nova vacina. Expectativa é liberar o imunizante até o fim deste ano

Folhapress / Cris Faga
Credit...Folhapress / Cris Faga

De acordo com o diretor do Butantan, Dimas Covas, todos os testes do imunizante devem ser feitos até o fim deste ano. A ideia, segundo ele, é disponibilizar 40 milhões de doses da nova vacina até dezembro de 2021. Atualmente, o Butantan é responsável pela fabricação da vacina chinesa CoronaVac.

O governador de São Paulo, João Doria, prometeu mais detalhes da nova vacina nesta sexta-feira (26). Dimas Covas adiantou que o desenvolvimento da Butanvac não alterará o cronograma da CoronaVac.

A Butanvac já passou pelos testes pré-clínicos, realizados em animais, para detectar possíveis efeitos positivos ou de toxicidade, publicou a Folha de S. Paulo.

Caso a Anvisa autorize o prosseguimento dos testes, a Butanvac passará pelas fases um e dois de avaliação, quando são verificadas a segurança e capacidade de resposta imune. Somente na fase três é que são estipulados os níveis de eficácia do imunizante.(com agência Sputnik Brasil)