Independência das cozinhas

.

Por IGNEZ FERRAZ

Estilo loft, sem divisões internas, começou em Nova York

Com o desaparecimento das quartos de serviço e a funcionalidade do conceito de planta aberta com poucas paredes, as cozinhas ganharam status: não ficam mais próximas à área (e ventiladas através delas), mas pertencem à zona social.

Declararam a independência, com uma maior liberdade de posicionamentos.

 

Espaços abertos
O conceito de espaço aberto surgiu na década de 1990 em Nova York, quando edificações industriais sem muitas divisões internas começaram a ser utilizadas como lofts.

 


Diversos tipos de iluminação e ventilação diretas estão sendo reservadas para a nova distribuição: um exemplo, no lugar da lavanderia, com a luz penetrando pela parte posterior das edificações. Ou com portas opcionais separando a cozinha. E a integração com as salas.

 

 

 

 

 

França e Brasil
Os ambientes da área social podem ser interligados com a cozinha. O que antes era conhecido como espaço gourmet, é a cozinha próxima à varanda ou inserida dentro dela, incluindo a mesa de refeições. O espaço gourmet surgiu na França, como local para aqueles que apreciavam um bom vinho. No Brasil, começaram introduzindo a churrasqueira, mas em ambos os casos a finalidade é ter um ambiente acolhedor de lazer para compartilhar com família e amigos.

 

 



 

Sem chuva e vento
Quando a cozinha se situa no jardim, o ideal é a cobertura com pérgola envidraçada. Deve ser prevista a possibilidade do fechamento com portas de correr ou sanfonadas, para proteger de chuvas e ventanias.
Estas cozinhas ao ar livre também podem incluir churrasqueiras ou fogão a lenha.