BEM VIVER

Tchau inverno, olá primavera

.

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 22/09/2021 às 10:59

Alterado em 22/09/2021 às 11:03

A estação das flores começa nesta quarta Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A mudança de estação é um fenômeno astronômico que acontece por causa dos movimentos da Terra. Neste ano, a primavera começa nesta quarta-feira (22), às 16h21m. Mas por que as estações têm dia e hora certa para começar e acabar?

É tudo uma questão de movimentos da Terra

Na astronomia as estações do ano são definidas a partir de posições específicas que a Terra alcança em seu movimento ao redor do Sol. A data de início da primavera acontece quando temos a mesma quantidade de luz do sol nos dois hemisférios, Sul e Norte, o dia e a noite têm a mesma duração e isso é chamado de equinócio. Também temos outros dois pontos muito importantes conhecidos por solstícios. Isso acontece duas vezes no ano, no início da primavera e no início do outono, diz o Climatempo. Já quando o dia é o mais longo do ano (e a noite mais curta) é a data que marca o início do verão. No caso contrário (noite mais longa e dia mais curto) temos o início do inverno.

Mas e o horário?

O horário está relacionado com o tempo que a Terra leva para completar uma volta em torno do Sol. Diferente do que imaginamos, o percurso total leva um pouco mais 365 dias. São cerca de 365 dias, 5 horas e 45 minutos e é por causa dessa diferença que as estações do ano também sofrem alterações de um ano para o outro. Os astrônomos conseguem definir, através de cálculos matemáticos, o horário exato de todas as próximas viradas de estações.

Sobre a Climatempo

Com 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado.

Tags: