Psicólogos lançam 'manual para viver melhor'

Livro fala sobre 'como conquistar o autoconhecimento cognitivo, emocional e comportamental'

Foto: Marcos Tristão
Credit...Foto: Marcos Tristão

Ter sucesso, uma família em harmonia, o trabalho que ama e ainda receber mais do que o suficiente por ele, viajar para vários lugares e tirar as férias com que sempre sonhou são desejos de muitas pessoas. Para alcançá-los, no entanto, é preciso enfrentar emoções, sentimentos e humores, não só os próprios, mas de outras pessoas. Nesse contexto, a falta de autoconhecimento gera grandes distorções cognitivas e emocionais, resultando em comportamentos indesejáveis.

No livro "Você + feliz: como conquistar o autoconhecimento cognitivo, emocional e comportamental", publicado pela Sinopsys Editora, Fernando Elias José e Marcelo Hugo da Rocha unem suas experiências na área da psicologia aplicada para criar uma espécie de" manual do melhor viver". Os autores compartilham anos de suas práticas na preparação para concursos e em técnicas motivacionais para explicitar segredos e ferramentas que otimizam a força de vontade, a alegria e os processos de aprendizagem que todos as pessoas precisam para alcançar seus objetivos e viver uma vida mais plena.

Direcionada ao público em geral, a obra apresenta os principais avanços das últimas décadas da psicologia cognitiva e social, das neurociências e das terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) de forma leve, divertida e curiosa, sem deixar de ser profunda. Traz, ainda, técnicas autoaplicáveis para que cada um obtenha maior desenvolvimento e performance nos diferentes aspectos da vida: motivação, força de vontade, mudança de hábitos e julgamentos e tomadas de decisões mais rápidas e racionais. Alcançar o equilíbrio de razão e emoção é uma busca incansável em todas as páginas.

A primeira parte do livro trata da psicologia do dia a dia, ou seja, de assuntos comuns à maioria e que envolvem diversos aspectos da vida sob um olhar dirigido a reflexões e a possíveis decisões a serem tomadas. Afinal, o cotidiano importa tanto quanto os melhores momentos reservados como especiais, como as férias em um lugar dos sonhos ou a festa do ano. Em outras palavras, todos os dias da semana são importantes e não apenas a expectativa do “sextou”.

Na segunda parte, os autores avançam de forma didática com conceitos da Terapia Cognitivo-Comportamental, também conhecida como TCC. O público tem acesso a crenças, pensamentos e distorções cognitivas, bem como ao entendimento da relação entre eles e as emoções e os sentimentos. Tais questões são tratadas por meio de exemplos e explicadas de modo a serem facilmente compreendidas.

Por fim, na terceira parte, são apresentados exercícios para que o leitor possa praticar no seu dia a dia com o objetivo de melhorar o controle sobre seus pensamentos e, consequentemente, de emoções e comportamentos.

AUTORES

Fernando Elias José é psicólogo clínico, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela Wainer Psicologia Cognitiva, e em Diagnóstico Psicológico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Também é mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS e terapeuta certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).  

Marcelo Hugo da Rocha é especialista em Direito Empresarial e mestre em Direito, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-graduado em Psicologia Positiva pela Faculdade Unyleya, é graduando em Psicologia pela IMED – Faculdade Meridional.