Busca por qualidade de vida e bem-estar estimula investimentos em novos espaços terapêuticos no Rio

Cada vez mais preocupados com a saúde, equilíbrio físico e emocional, cariocas e turistas procuram diferentes tipos massagens para relaxar e modelar o corpo

Foto: divulgação
Credit...Foto: divulgação

Mundialmente famosa por suas belezas naturais, como as praias, o Pão de Açúcar, Corcovado, Cristo Redentor, os arcos da Lapa e as pedras do Arpoador, a cidade do Rio de Janeiro sempre deixou evidente seu talento para um estilo de vida mais saudável e natural.

Este aspecto próprio do município tem sido decisivo para o desenvolvimento de novos estabelecimentos especializados (clínicas e spas urbanos) em técnicas de massagens e terapias alternativas, voltadas ao bem-estar de moradores e turistas.

A partir deste processo, a cidade passou por uma ampla melhoria da infraestrutura de serviços com espaços mais sofisticados, que são verdadeiros refúgios para quem busca equilíbrio físico e emocional.
Clínicas e spas oferecem massagens relaxantes, como shiatsu, ayurvédica, sueca, reflexologia e pedras quentes; e as estéticas, como a modeladora e drenagem linfática. A grande procura por essas terapias tem animado o setor.

Umas das massagens mais conhecidas no mercado, o shiatsu usa pressões nos pontos meridianos de acupuntura, a partir dos polegares, dedos, palmas das mãos, cotovelos e pés do massagista.

Da mesma forma, a massagem ayurvédica, aplicada em toda a massa muscular, contempla manobras de tração e alongamentos, estimulação de pontos e órgãos vitais. É feita com o uso de óleos vegetais e essenciais, preparados com ervas medicinais. Além disso, ajuda inclusive a alinhar a coluna vertebral e corrigir a postura corporal.

A massagem com pedras quentes relaxa, alivia dores musculares e recupera os tecidos moles danificados. São usadas pedras lisas e planas, aquecidas entre 54 e 62ºC, e colocadas em partes específicas do corpo – ao longo da coluna vertebral, abdômen, tórax, rosto, palmas das mãos, pés e dedos.

Muito conhecida e utilizada, a massagem sueca é suave e aplicada no corpo inteiro. É indicada para quem sofre com tensões de tendões e músculos e são sensíveis ao toque.

A reflexologia é um tipo de massagem que envolve a aplicação de diferentes quantidades de pressão nos pés, mãos e ouvidos. É baseada na teoria de que essas partes do corpo estão conectadas a certos órgãos e sistemas do corpo.

Modeladoras
A massagem de drenagem linfática estimula a circulação dos fluidos linfáticos pelo corpo, ajudando a remover resíduos e toxinas dos tecidos corporais. Pode beneficiar pessoas que apresentam com linfedema, fibromialgia, inchaço ou edema, doença de pele, fadiga, insônia, estresse, problemas digestivos, artrite e enxaqueca.

A massagem modeladora, por sua vez, é feita sobre os tecidos moles do corpo, tendo como objetivo principal modelar as curvas e auxiliar na redução de gordura e medidas. A técnica é comumente realizada em áreas que apresentam maior retenção de gordura, como culotes, abdômen, nádegas, coxas, quadris e braços.