Agência de modelos chama atenção para o Dia Mundial do Vitiligo

Doença atinge cerca de 0,5% da população brasileira

Foto: Jorge Luiz Garcia
Credit...Foto: Jorge Luiz Garcia

Nessa próxima sexta-feira (25) é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Vitiligo. Criada pelas Nações Unidas, em 2011, a data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o tema, combater o preconceito e arrecadar fundos para pesquisa, apoio e educação. Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indicam que, no mundo, o vitiligo afeta 1% da população. No Brasil, esse percentual é de 0,5%. Ou seja, cerca de 1 milhão de pessoas, segundo estimativa do IBGE. Para chamar atenção ao assunto, a agência de modelos Max Fama fez um editorial com alguns dos seus modelos que possuem vitiligo.

“Sabemos que ainda existe muito preconceito na sociedade relacionado a vitiligo, mas aqui na agência isso não existe. Temos um casting incrível com crianças que possuem a patologia e trabalhamos da mesma forma como qualquer criança”, relata a produtora da agência, Carolina Souza. “Nós percebemos uma mudança de comportamento do mercado publicitário nos últimos anos com a inclusão dos portadores do vitiligo e ficamos extremamente felizes. É gratificante ver o sorriso no rosto de uma criança se divertindo fazendo suas fotos por aqui. O preconceito só vai acabar a partir do momento que a sociedade entender que somos todos iguais”, finaliza.

Vale lembrar que o vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele, não é contagioso e não traz prejuízos à saúde física, no entanto, as lesões provocadas impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente. Nesses casos, o acompanhamento psicológico pode ser recomendado.

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

O tratamento deve ser discutido com um dermatologista, conforme as características de cada paciente.

É com informação que vamos conseguir combater o preconceito e gerar qualidade de vida para quem tem vitiligo!

Fonte:Sociedade Brasileira de Dermatologia

Ficha técnica: Modelos: Agência de Modelos  / Fotógrafo: Jorge Luiz Garcia / Produtora de moda: Carolina Souza / Maquiadora: Isabelle Freitas / Coordenadora de pautas: Antônia Biazzi / Gerente de marketing: Cláudia Siqueira / Direção de arte: Wesley Alisson / Produção executiva: Paulo Henrique Albuquerque.