BEM VIVER

Criador do 'yoga para todos' ensina como usar a prática no cotidiano

Lançamento do selo Mantra, "A árvore do yoga" mostra como qualquer pessoa pode ter uma vida saudável e feliz aplicando os movimentos e posturas no dia a dia

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 26/02/2021 às 12:22

. .

B. K. S. Iyengar, o mais respeitado professor de yoga do mundo, democratizou a filosofia e as técnicas indianas. Foi o grande disseminador da prática milenar no Ocidente e é considerado o criador do método “yoga para todos”. As anotações e transcrições de aulas e palestras na Europa entre os anos de 1985 e 1987, foram compiladas na obra A árvore do yoga, lançado pelo selo Mantra, da Editora Edipro.

Considerado um complemento para o dia a dia de todos os praticantes do yoga, o guia é, também, ideal para aqueles que querem iniciar na prática milenar. A obra apoia-se nos princípios básicos do yoga e busca referências nos textos clássicos, como os Yoga Sutras de Patanjali e Hatha Yoga Pradipika.

B.K.S. Iyengar foi quem catalogou as principais posturas (ásanas), além de ter organizado as sequências e explicado o porquê de seus alinhamentos. O guru indiano também ficou conhecido por introduzir os "props" (objetos que permitem a realização das posturas por pessoas com limitações físicas) por isso o título de "yoga para todos".

Nesse contexto de facilitador, surge a metáfora da “árvore”, que é apresentada como um símbolo para a prática do yoga, que conduzirá as pessoas ao caminho para descobrir uma vida longa, saudável e feliz. A árvore do yoga reúne também pensamentos sobre a vida familiar, amor e sexualidade, saúde e práticas curativas, meditação, luto, entre outros pontos importantes para o equilíbrio e bem-estar.

Ainda, pela própria experiência de Iyengar, o autor ensina como qualquer pessoa pode se beneficiar com a prática, apoiando-se sempre em seus princípios básicos e tradições mais simples e fundamentais. Esta obra, que inaugura a coleção de Iyengar pelo Grupo Editorial Edipro, é indicada para iniciantes até professores avançados: trata-se de um texto fundamental para a evolução, no qual os leitores poderão descobrir uma parte da riqueza e da profundidade desta filosofia milenar.

“À medida que ler este livro, você descobrirá alguma coisa da riqueza e da profundidade do yoga, que nos conduz da superfície da pele às profundeza da alma. Espero que esta obra seja frutífera tanto para praticantes experientes quanto para aqueles que estão se aproximando da disciplina pela primeira vez. Desejo compartilhar com todos a alegria de viver com base no yoga.” (P. 9 e 10 - B. K. S. Iyengar)

Sobre o autor
B. K. S. Iyengar (1918 - 2014) - Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar fundou o seu próprio método de yoga e foi um dos mais respeitados professores do yoga no mundo. Seu estilo conta com milhares de seguidores e praticantes em todos os continentes. Iniciou seus estudo do yoga aos 16 anos, com o guru Sri Tirumalai Krishnamacharya. Já aos 18 anos foi enviado a Pune, centro cultural da Índia, como professor. Com seus ensinamentos, inspirou grandes personalidades da história, como o Dr. Rajendra Prasad (primeiro Presidente da Índia), e o Papa Paulo VI. Em 1973, fundou em Pune o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, uma das principais escolas de yoga do mundo, que leva o nome de sua esposa. Faleceu em Pune, vítima de insuficiências cardíaca renal.

Ficha técnica
Título: A árvore do yoga / Subtítulo: O guia definitivo para yoga na vida diária / Autor: B. K. S. Iyengar
Editora: Mantra / Assunto: Yoga / Preço: R$ 55,00 / ISBN-13: 978-8568871263 / Número de páginas: 208
Lançamento: 28 de fevereiro de 2021 / Link de compra.