Autoestima e bem-estar a dois: harmonização facial é procurada por casais

Foto: divulgação
Credit...Foto: divulgação

Assistir a um filme juntos ou preparar uma refeição romântica a quatro mãos. Foi-se o tempo em que os casais se contentavam apenas com atividades triviais no dia a dia. Em busca de uma aparência quase perfeita, a nova onda entre famosos - e também anônimos é embarcar em procedimentos estéticos juntos. 

Mas antes, é preciso entender tudo que envolve este procedimento que tem conquistado a cada dia mais adeptos - e não só famosos. A harmonização facial, também conhecida por harmonização orofacial, é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto e consiste na realização de um conjunto de diferentes procedimentos estéticos, que têm como objetivo melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, como o nariz, queixo, dentes ou região malar, que é a região do rosto em que estão os ossos da bochecha.

Para Roberto Chacur, médico da Clínica Leger, a harmonização do rosto feita pelos famosos fez a procura pelo procedimento disparar nas clínicas médicas que realizam tratamentos estéticos.

"Para entender o que é harmonização facial é importante lembrar que uma boa aparência depende de variáveis culturais, geográficas e temporais, sendo o ideal adotar os traços do próprio paciente como referência para evitar um aspecto artificial e assim trabalhar autoestima e bem-estar, componentes da verdadeira beleza.", ressalta Chacur.

Autor de "Ciência e Arte do Preenchimento (Ed. AGE), o médico diz que a harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que buscam realçar a aparência, antes de tudo, sem exagero ou aspecto artificial e, na maioria das vezes, sem cirurgia. A técnica mais utilizada é o preenchimento, que pode ser aplicado nas maçãs do rosto, nariz, lábios, mandíbula e queixo, durando de um a quatro anos ou até mesmo para sempre.

"A harmonia vai depender tanto do equilíbrio das proporções, quanto da ausência de sinais de envelhecimento. O rejuvenescimento pode ser um objetivo secundário. Sinais da idade como rugas ao redor dos lábios, bigode chinês, linhas de marionete, marcas de expressão e até mesmo olheiras profundas, se existirem, podem ser tratados na mesma sessão", avalia Roberto Chacur.

Como é feita a harmonização do rosto?

A harmonização do rosto é feita na maioria das vezes com preenchimento facial. O método é um dos preferidos por proporcionar um efeito visível em curto prazo e com um aspecto natural, sem cirurgia ou interrupção da rotina.

Quais são as técnicas mais utilizadas e procuradas no mercado?

Para conseguir um efeito harmônico são utilizados conceitos baseados em proporção, que possibilitam equilibrar os traços suavizando características indesejadas como um nariz grande e evidenciando linhas discretas, como uma mandíbula muito pequena. O primeiro passo é a consulta presencial com o médico, quando o paciente pode manifestar suas insatisfações estéticas, tirar suas dúvidas e aprender sobre os tratamentos.

Como é realizado o diagnóstico?

As características físicas de cada um são a principal referência para uma avaliação global do rosto que possibilite um tratamento personalizado para atender não apenas insatisfações pontuais mas que promova uma harmonização full face e proporcione satisfação ao paciente. No primeiro momento a intenção é equilibrar as proporções entre a parte superior, média e inferior da face.

O diagnóstico pode ser realizado com a ajuda de um programa de computador que fotografa o rosto em três dimensões e permite simular a futura aparência fazendo um antes e depois virtual. Essa tecnologia também sugere a quantidade de implante necessário para atingir o objetivo pretendido, o que facilita estimar o preço final.

Quanto tempo dura cada sessão?

A sessão pode durar de 30 minutos a uma hora, dependendo do tamanho e da quantidade de regiões a serem tratadas. Conforme a disponibilidade de agenda e do que for indicado pelo médico, o processo pode ser dividido em etapas, demandando mais de uma visita ao consultório.

A realização em etapas facilita a viabilidade financeira, com o valor sendo acertado ao final de cada etapa. O método também ajuda a controlar o aspecto final, pois as modificações na aparência podem ser acompanhadas com calma durante o intervalo entre as sessões, contribuindo para prevenir exageros e uma aparência artificial.

Quando o paciente pode ver o resultado?

O resultado pode ser visto antes mesmo de iniciar, na projeção feita pelo computador; durante o procedimento, com o paciente opinando ativamente na frente do espelho; e ao final da sessão. Contudo a aparência final tende a ser visível em sete a 15 dias depois, com a redução do inchaço.

Como é a recuperação?

Durante a recuperação pode haver inchaço, vermelhidão e sensibilidade, que regridem naturalmente ao longo da primeira semana. Compressas frias e gelo ajudam a aliviar o inchaço após ser realizada a harmonização facial . Uma consulta de revisão deve ser marcada em torno de 30 dias, quando o médico pode sugerir procedimentos complementares, se necesssário. (com assessoria de imprensa)